Existem vários tipos de pragas que afetam as plantas e podem matá-las. Entre as populares estão a mosca branca, as cochonilhas, os pulgões, as lesmas e formigas.
Mas você já tinha ouvido falar no fungus gnats? Não se trata de um fungo, mas sim, de um mosquitinho, que em português se chama mosca-dos-fungos.
Essa é uma praga perigosa porque ela deposita muitos ovos no substrato, e quando eclodem, as larvas se alimentam da matéria orgânica e até das raízes da planta, podendo matá-la.
Difícil de detectar
Os fungus gnats são muito pequenos, com 3 a 4 milímetros. Eles são pretos, com anteninhas compridas e ficam sobrevoando o vaso. Suas larvinhas também são muito pequenas, de cor branco-transparente, por isso você tem que ter muita atenção ao revirar a terra para conseguir vê-las.
O perigo dos fungus gnats
Se você perceber que suas plantas estão sendo afetadas por esses mosquitinhos, tem que agir imediatamente. Cada fêmea adulta deposita uns 200 ovos no substrato, e são muitas ao mesmo tempo. Então, mesmo que o mosquito tenha uma vida de 5 dias, a quantidade deles é grande e a reprodução é rápida.
Quando as larvas saem dos ovos elas começam a devorar a matéria orgânica do substrato, e comem também as raízes da planta. Você só vai perceber quando já está em um estágio avançado porque a planta começa a murchar sem motivo aparente. Ao mexer nela, vai estar meio solta, pois a raiz foi praticamente toda comida. Pode não ter como salvar.
Como se livrar do fungus gnats?
Uma das dicas mais simples sem medo de afetar a planta é comprar aquelas armadilhas de fitas amarelas com cola para capturar os mosquitinhos adultos. Coloque essas armadilhas em volta da planta e vá observando os capturados.
Faça uma misturinha com 1 parte de água oxigenada 10 volumes e 4 partes de água. Depois que o substrato estiver seco, use essa mistura para regar. Faça isso ao longo de algumas semanas, sempre que for regar a planta, mas não faça sempre, pois poderá matar outros micro-organismos que são benéficos.
Use o óleo de neem para pulverizar a planta. Esse é um dos melhores pesticidas naturais que se pode escolher, atuando em praticamente todo tipo de praga.
Você também pode comprar o Baccilus Thuringiensis em uma loja especializada. Trata-se de uma bactéria usada para controlar larvas, que é inofensiva para outros animais e insetos adultos.
Para ter certeza de que alguma dessas opções funcionou, mantenha o tratamento por uns 2 meses. Mesmo se perceber resultado antes disso, não pare de usar o produto que escolheu.
Como prevenir infestações?
Quando você trouxer uma nova muda para casa, deixe-a isolada das outras plantas por alguns dias, a fim de observar se existem mosquitinhos nas folhas e larvas no substrato. Dê uma revirada no solo e observe bem de pertinho. Só depois de ter certeza que está tudo bem, coloque a planta perto das outras.
Outra dica é nunca colocar no substrato um adubo que esteja fresco, como resto de alimentos que ainda não estão totalmente decompostos. Eles vão apodrecer no substrato e as larvas simplesmente vão adorar esse lanchinho.
O cuidado também deve ser com a rega em excesso. Uma planta que recebe mais água do que precisa, corre o risco de desenvolver vários tipos de doenças, inclusive os fungus gnats.
Além disso, coloque sempre uma camada grossa de pedrinhas, areia, palha ou restos secos de grama e folhas sobre o substrato. Além de ajudar a manter a terra umedecida por mais tempo, impede que o mosquito tenha acesso ao substrato e coloque seus ovos ali.