Menu

Fungo em plantas: como identificar e tratar

Cada fungo tem suas características e causas, mas geralmente ocorrem pelo excesso de umidade e nitrogênio nas plantas.

Crédito: Freepik

Publicidade

Os fungos são um dos tipos de pragas que afetam as plantas, quando elas estão sendo mantidas em condições inadequadas. Mesmo sem intenção, pode ser que você esteja deixando sua planta com água demais ou de menos, com sol demais ou de menos, com solo sem nutrientes ou plantada muito próxima de outras, sem espaço para evoluir. Tudo isso pode vir a causar doenças, como o fungo nas plantas.

Tipos de fungos e como tratar

Existem vários tipos de fungos que podem surgir nas plantas. A maioria surge por causa do excesso de umidade, assim como ocorre nos objetos da casa quando as paredes são muito úmidas. Veja quais são os principais e o que fazer.

Bolor cinzento

Crédito: Agricultura e Mar

Esse é um fungo de apodrecimento que cria um pó grosso sobre as folhas, flores e caules das plantas. Ele surge na combinação atmosférica de umidade e calor.

Para tratar, é preciso tomar cuidado com o adubo, pois uma das causas é o excesso de nitrogênio. Verifique se o seu adubo tem mais nitrogênio do que outros componentes, e trate de equilibrar essa quantidade.

Publicidade

Remova as partes da planta que estiverem mortas e afaste-a de outras plantas até que esteja curada.

Fungos de ferrugem

Crédito: Agricultura e Mar

Esses fungos aparecem no lado de cima das folhas , formando áreas com esporos poeirentos, de cor amarelada ou castanho-escuro. A planta vai definhando e morrendo.

A solução é deixar a planta em um local menos úmido e evitar o excesso de nitrogênio no adubo. Remova todas as partes afetadas da planta, e destrua-as para que não afetem outra parte do seu jardim. Pode usar extrato de cavalinha para fortificar a planta.

Míldio verdadeiro

Crédito: Agricultura e Mae

Esse fungo deixa uma camada branca e farinhenta sobre as folhas, geralmente nas partes de trás, mas também nas flores e brotos. As folhas vão ficando castanhas e secas.

Publicidade

É comum seu aparecimento quando o clima está muito quente e ensolarado de dia, mas com formação de orvalho à noite. Sendo assim, coloque sua planta em um local mais arejado e evite adubo com excesso de nitrogênio.

Assim como na dica dos fungos de ferrugem, o tratamento com extrato de cavalinha vai deixar a planta mais forte para combater a doença.

Fumagina

Crédito: Agricultura e Mar

Esse fungo é causado pelos pulgões, uma praga bem conhecida. Sobre as folhas das plantas formam-se camadas espessas de uma substância viscosa e escura, e a planta vai definhando.

Publicidade

A solução é combater os pulgões que são os causadores do problema. Limpe a camada escura de dejetos. O tratamento pode ser feito com óleo de nim (neem) borrifado sobre as folhas. Ou, pode fazer uma receita caseira:

  1. Faça um um purê de cebola triturada.
  2. Escorra o caldo da cebola e misture a ele um pouco de pimenta e alho.
  3. Deixe o caldo descansando por uma semana.
  4. Pegue uma parte do caldo e misture com dez partes de água.
  5. Borrife sobre as plantas com pulgões.

Veja também: os principais segredos de quem tem plantas lindas

Sair da versão mobile