Como pode uma coisa se chamar fumaça líquida? Ou ela é fumaça ou é líquida, certo? Bem, esse produto existe e é uma maravilha, muito usado na culinária de diversos pratos salgados e doces.
É possível encontrar para comprar nos supermercados, por isso, não é apenas o segredo dos chefs de cozinha. Esse ingrediente especial também pode ser o segredinho dos seus pratos “defumados” deliciosos a partir de agora.
O que é fumaça líquida?
Trata-se de um líquido com aroma e sabor de fumaça, usado para substituir o processo de defumação com fumaça de madeira ou de carvão vegetal.
Esse produto, geralmente, é obtido através da concentração da fumaça da madeira, mas também pode conter vários outros aditivos alimentares.
É muito mais prático usar esse líquido para saborizar suas receitas do que fazer o processo de defumação, ainda que seja do jeito caseiro, mais simples.
Aliás, mesmo na indústria, esse ingrediente é preferido por conta dessa praticidade. Ele é usado em diversos produtos com aroma e sabor de defumado, inclusive embutidos como bacon e linguiça.
Como usar nas receitas?
Você pode usar para dar aroma e sabor de defumado a tudo o que você quiser. Use a criatividade e descubra novos sabores com esse ingrediente, lembrando de usar pouca quantidade de cada vez, pois é bem intenso.
Para dar ideias, você pode usar esse ingrediente para defumar o sal, carnes de todos os tipos, intensificar o aroma e sabor do bacon, para fazer molhos de hambúrguer e para o próprio hambúrguer caseiro.
A fumaça líquida também é muito usada na culinária vegetariana e vegana para deixar os pratos com mais aroma e sabor. Aproveite e veja várias receitas deliciosas de hambúrguer vegano, e escolha uma para experimentar usando a fumaça líquida.
Fumaça líquida faz mal à saúde?
Existem estudos sobre o potencial cancerígeno desse ingrediente, pois ela é feita de fumaça de verdade, que contém algumas substâncias potencialmente cancerígenas, como benzo(a)pireno, criseno, benz(a)antraceno e benzo(b)fluoranteno.
Porém, também existem estudos que sugerem que, na fumaça líquida, essas substâncias não chegam a afetar o organismo. Um desses estudos foi feito pelo Departamento de Ciência Alimentar e Nutrição Humana, da Michigan State University.
Os cientistas analisaram 18 sabores e temperos comerciais do ingrediente. Também compararam peru, porco, frango, carne bovina e peixe defumados, tanto do modo tradicional quanto com fumaça líquida.
O resultado do estudo apontou que a quantidade de substâncias potencialmente cancerígenas era bastante reduzida na defumação com fumaça líquida, em comparação com a defumação tradicional.
A explicação é que, quando é feita uma solução à base de água, os compostos de sabor da fumaça são capturados sem a presença da maioria dos compostos cancerígenos da fumaça. De qualquer maneira, use com moderação.
Veja também: Como fazer azeite defumado? Veja o passo a passo e saiba onde usar