Seu corpo precisa de diversas vitaminas para se manter saudável, funcionando corretamente. Uma das mais importantes é exatamente a vitamina C. E se quando pensa nela, lembra logo da laranja, saiba que há muito mais opções de frutas ricas em vitamina C do que você imagina. Veja a lista e deixe sua alimentação muito mais saudável.
11 Frutas ricas em vitamina C
A Universidade de Campinas (SP) fez, em 2011, uma Tabela Brasielira de Composição de Alimentos (TACO), de onde é possível tirar um raking dos alimentos mais ricos em vitamina C. Veja a seguir quais são as frutas.
1. Acerola
A vice-campeã da lista das frutas ricas em vitamina C é a acerola, com 941,4 mg de vitamina C a cada 100 gramas, o que corresponde a 2092% da necessidade diária!
Além disso, ela é rica em cálcio, riboflavina, ferro, niacina, magnésio, zinco e muito mais, sendo uma excelente aquisição para o seu cardápio.
O primeiro lugar fica com o camu-camu, fruta originária das regiões alagadiças da Amazônia. Ela tem uma cor vermelho escuro e o tamnho de uma jabuticaba.
2. Graviola
Em 4º lugar (a polpa congelada de acerola ficou em terceiro) está a graviola, que faz deliciosos sucos e tem 286 mg de vitamina C a cada porção de 1.5kg, o que corresponde a meia unidade da fruta.
3. Caju
O caju tem, a cada 100 gramas, cerca de 219,3 mg da vitamina, o que dá 487% da dose diária recomendada.
Rico em minerais como manganês, cobre ferro e zinco, ele é fundamental para o funcionamento do corpo, sendo uma fruta completa, inclusive com lipídeos e proteína.
4. Mexerica Rio
A mexerica – ou tangerina – é a sétima fruta com mais vitamina C, tendo, a cada 100 gramas, cerca de 112 mg de vitamina, o que corresponde a 249% da necessidade diária.
Além disso, é rica em cálcio, cobre e fibras, sem contar que é muito fácil de descascar e comer.
5. Goiaba branca com casca
Sendo a oitava fruta com mais vitamina C, a goiaba apresenta em sua composição aproximadamente 99,2 mg da vitamina, totalizando 220% da quantia diária necessária.
É rica em potássio, lipídios e zinco, ajudando a mantar ossos e dentes mais fortes, além de uma imunidade reforçada.
6. Laranja-da-baía
Impressionantemente, a laranja está abaixo de todas essas outras frutas ricas em vitamina C, contendo 56,9 mg a cada 100 gramas da polpa da fruta crua.
Ela também é rica em cálcio, fósforo e potássio.
7. Mamão papaia
Apesar de ser apenas o 10º da lista, o mamão merece destaque pelas suas propriedades nutricionais e como medicamento.
Ainda assim, ele contém, a cada 100 gramas, 82 mg da vitamina, correspondendo a cerca de 180% da quantidade diária necessária.
8. Kiwi
Uma unidade de kiwi, com 40g, tem 28mg de vitamina C. Além disso tem uma grande quantidade de cálcio, vitamina B6 e fósforo.
9. Manga palmer
A cada 100g de manga, você encontra 65 mg dessa vitamina, o que atende a 146% da necessidade diária.
Ela é rica também em tiamina B1, manganês e fibras, além de ter baixo valor glicêmico.
10. Morango
Quatro unidades de morango (100g) dará 63 mg. Ele é o 27º alimento com mais vitamina C pesquisado pela Unicamp. Essa quantidade corresponde a 141% da quantidade diária recomendada.
Ferro, fósforo e manganês fazem parte do pacote nutricional, sendo ele rico em ambos os minerais.
11. Carambola
A última fruta da lista é rica em tiamina B1, zinco e cobre, sendo um excelente remédio contra a pressão alta e outras doenças.
Uma unidade de carambola, o que corresponde a 130g, contém 79 mg de vitamina C, correspondendo a 135% da necessidade diária.
E o limão? Saiba que a cada 100 gramas, ele tem 38 mg de vitamina C, sendo ainda interessante, principalmente pelas outras propriedades nutricionais.
Benefícios da vitamina C
Até os mais leigos sabem da importância desta vitamina para o organismo, estando entre suas qualidades menos conhecidas a redução do fluxo menstrual, tratamento de manchas na pele e aumento da libido.
Interessante, não é mesmo? Pois sim, ela ajuda a reforçar o sistema imunológico do organismo, evitando o envelhecimento precoce e deixando as células mais fortes e protegida de doenças, como o câncer.
Além disso, é ótima para o sistema cardiovascular, evitando derrames, cegueira noturna e degeneração macular, gripes e outras doenças.
A recomendação diária varia de acordo com a idade e o sexo: para mulheres de 19 a 30 anos, 75 mg/dia, e para homens na mesma faixa etária, 90 mg por dia.
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
Conteúdo verificado clinicamente por Drª Dafne Oliveira
Veja também: Como fazer polpa de acerola em casa