A natureza esconde diversas surpresas, agradáveis ou não, do ser humano. Dentre elas, estão algumas frutas muito perigosas. Algumas geram apenas sintomas adversos e outras podem levar a óbito: conheça as frutas que você não irá querer experimentar.
1. Mamona
Muito comum nos terrenos baldios e em locais repletos de mato, a mamona é tipicamente brasileira e representa perigo se for ingerida. Afinal, ela é extremamente tóxica e apenas 8 frutas dessas levam uma criança à morte. Causa sintomas iniciais como diarreia, vômito e dor abdominal.
2. Pinhão manso
Muito comum nos trópicos, ele é encontrado principalmente na fronteira entre Brasil e Paraguai. As suas pequenas sementes causam graves danos nos rins e provocam vômito e diarreia. Ou seja, o ideal é passar bem longe deles.
3. Pangium Edule
Nativa do sudeste asiático, o fruto corpulento e marrom dessa planta exige muito cuidado em seu preparo. Afinal, as suas sementes são extremamente venenosas, sendo usadas para a produção de veneno para rato.
4. Erva de São Cristóvão
A fruta dessa planta é traiçoeira, pois tem cheiro e sabor agradáveis, mas se consumida em excesso pode ser fatal. É uma planta do leste asiático, mas que já se propagou ao redor do mundo.
5. Ackee
Originário da Jamaica, o Ackee deve ser comido com bastante cuidado, pois embora seja comestível quando maduro, é tóxico enquanto ainda está verde. Isso porque nessa fase ele possui alto teor de hipoglicerina que provoca vômitos e até mortes.
6. Carambola
Embora seja originária da Índia, a carambola é extremamente popular no Brasil e é super saborosa! Porém, embora seja deliciosa e até mesmo nutritiva, com vitamina C, ela está nessa lista devido ao seu risco para pessoas com problemas renais. Ela possui alto teor de oxalato que causa danos nos rins, convulsões e até mesmo o óbito.
7. Azevinho
Típico nas decorações de Natal, o azevinho é originário da Europa e é extremamente tóxico. Os sintomas causados pela sua ingestão são diarreias e vômito, sendo que 20 frutas dessas são suficientes para levar uma pessoa à morte.
8. Noz-vômica – a fruta mais perigosa do mundo
Ela também é conhecida como noz-vomitória ou fava de Santo Inácio. Sendo nativa da Austrália, é o fruto da árvore chamada Estricnina. Ela é usada para veneno contra ratos e gera convulsões extremamente fortes. Além disso, pode provocar lesões ósseas e musculares e caso não sejam contidas, provocam óbito por parada cardíaca.
Agora que você já conhece essas frutas perigosas para sua saúde, compartilhe com amigos e familiares.