No mercado existem diversos produtos feitos para alimentas os gatinhos, entre rações, petiscos e patês. Na intenção de garantir o melhor para os pets, é comum que as pessoas comprem apenas esses produtos industrializados para eles comerem. Mas, você sabia que gatos podem comer alguns tipos de frutas? Veja quais são e ofereça ao seu felino para ver se ele gosta de comer uma comida natural.
Quais frutas pode dar ao seu gato
A lista de frutas que gatos podem comer não é muito extensa, pois é preciso escolher opções que não sejam ácidas e que não contenham cianeto nas sementes.
- Banana
- Água de coco
- Melão
- Melancia
- Maçã
- Pera
Quais frutas os gatos não podem comer
Além dessas listadas abaixo, nenhuma outra fruta cítrica deve ser oferecida ao gatos. A uva é uma das piores. Se o seu gato comer sem você oferecer, leve-o ao veterinário, pois é muito tóxica para ele. O morango é um exemplo que até pode ser oferecido de vez em quando, mas é melhor evitar, pois também tem acidez, por isso entra para a lista das frutas proibidas.
- Uva
- Limão
- Laranja
- Tangerina
- Kiwi
- Morango
- Abacate
Cuidados ao oferecer frutas para gatos
O ideal é que você acostume seu gato a comer as frutas permitidas desde quando ele é um bebê. Do contrário, o organismo dele talvez não se adapte, e aí ele não vai aceitar.
Mas, ainda assim é possível fazer o teste, aos poucos. Ofereça um pedacinho por dia, sem forçar, nos momentos em que ele estiver com fome ou como um petisco.
Outro cuidado importante é que as frutas são cheias de açúcar e podem engordar, então evite oferecer grandes porções ao seu gato, mesmo se ele gostar muito.
Quando for oferecer prefira frutas orgânicas, que não contenham agrotóxicos, para evitar que o seu gato consuma esses químicos e venha a ter problemas de saúde mais tarde.
Antes de dar fruta ao gato, retire as sementes, a casca e corte em pedacinhos pequenos para ser mais fácil de ele provar e mastigar.
Se o seu gato ingerir alguma fruta que não deveria, leve-o ao veterinário.