Quem nunca enfrentou uma desordem intestinal e se desesperou atrás de frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino que atire a primeira pedra. O mal-estar provocado pela prisão de ventre ou pelo intestino solto é capaz de acabar com seu dia, deixar você mal humorado ou até desidratado.
Não tem jeito, a alimentação é quem dita as regras do funcionamento do intestino e da saúde. Se você está precisando fazer as pazes com seu organismo confira o que pode e o que não pode na hora das refeições.
O que comer quando está com intestino solto?
Quando você precisa ir no banheiro mais de três vezes ao dia e as fezes estão líquidas é hora de tomar uma providência. Vez ou outra algum alimento não cai bem e deixa o intestino meio louco, mas se o problema não se resolver em um dia é preciso apelas para uma dieta certeira.
Isso porque a diarreia pode provocar desidratação, além de irritabilidade, gases, cólicas abdominais e hemorroidas. Se ocorrer frequentemente é preciso consultar um médico, mas se for ocasional uma simples mudança alimentar é suficiente.
Frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino
Veja abaixo quais frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino. Assim poderá montar uma alimentação focada em ficar melhor!
Frutas
A natureza é sua aliada nessa luta e as frutas são suas melhores amigas, principalmente aquelas que contêm taninos, os fenóis responsáveis pelo sabor adstringente que amarra a boca.
- Goiaba: os fitoquímicos presentes na fruta reduzem o movimento do intestino, o que retarda a frequência com que ele é esvaziado;
- Caju: uma das melhores opções para prender o intestino, porém é bom deixar de lado a castanha, que contém bastante gordura;
- Maçã: rica em fibras, a maçã é uma das frutas que ajudam o intestino a regularizar, mas deve ser consumida sem casca;
- Jabuticaba: apesar de pequena, a jabuticaba é poderosa e rica em pectina, uma fibra solúvel que auxilia na flore intestinal e ajuda a cortar a diarreia;
- Pera sem casca: além das pouquíssimas calorias, a pera ajuda a regular a função intestinal e é excelente para introdução alimentar de bebês;
- Banana: essa fruta tem pelo menos uma grama de fibras, mas quando consumida meio verde ajuda a prender o intestino.
As frutas que ainda estão verdes contém mais tanino que as maduras, porém vá com calma: em grande quantidade elas causam dor de barriga.
O mesmo vale para o suco de limão, uma excelente opção para os dias de mal-estar intestinal, porém pode irritar o estômago e causar uma gastrite se tomado indiscriminadamente.
Outros alimentos
Em relação a outros alimentos, chamados de obstipantes pela sua função de prender o intestino, vale frisar que o consumo desenfreado pode prejudicar a flora intestinal e causar prisão de ventre. Assim que a diarreia diminuir é preciso voltar para uma alimentação normal e regulada.
Farinha branca
Presente em pães, macarrão, bolacha água e sal e massas, absorve muito líquido quando ingerida e por isso é tão hostilizada por quem faz dieta. No caso de quem sofre com a evacuação, no entanto, ela ajuda a diminuir o problema.
Carne vermelha
O sistema gastrointestinal precisa fazer muito esforço para digerir proteína, e com isso a carne vermelha auxilia no controle do intestino. Carne de frango sem pele e peixe também são bem vindas, embora tenham menos nutrientes.
Legumes
Beterraba, cenoura, chuchu, abobrinha, batata, mandioca e mandioquinha podem ser servidos cozidos ou em forma de purê.
Frutas e alimentos para prisão de ventre
São muitas as frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino. Há quem sofra com o intestino preso e precisa ingerir grande quantidade de fibras para se sentir bem.
As fibras são as principais aliadas, pois são elas que formam o bolo fecal; do outro lado, alimentos de fácil absorção, como salgadinhos e macarrão instantâneo, não geram restos, consequentemente, forçam o intestino a trabalhar sem “material”.
A boa notícia é que são muitas opções de frutas ricas em fibras e águas que consertam essa situação. São elas:
- Mamão;
- Kiwi;
- Frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo e morango);
- Pera com casca;
- Ameixa preta – que contém sorbitol, uma espécie de laxante natural;
- Laranja;
- Abacate;
- Acerola;
- Jambo.
Entre frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino, invista em:
- Feijão: cada porção tem mais de 10 gramas de fibras. O alimento contribui para captação de água e acelera o transito intestinal;
- Pipoca: prática e saudável, contém quase quatro gramas de fibras a cada três xícaras;
- Nozes, amêndoas e castanhas: ricas em fibras e gorduras boas, que também contribui para
regularização do intestino; - Alimentos integrais: pão, arroz, biscoitos e macarrão integrais são melhores do que suas versões brancas, que atuam de maneira contrária e causam prisão de ventre;
- Chia, linhaça e gergelim: assim como os mix de castanhas, nozes e amêndoas, contém gorduras boas para o bom funcionamento intestinal;
- Legumes e verduras: invista em alface, couve, couve-flor, tomate, ervilhas, milho, repolho e grão de bico.
No entanto, consumir todos esses alimentos contra prisão de ventre terá pouco ou nenhum efeito se você não combinar com algo essencial: água!
Quem sofre com intestino preso deve consumir, no mínimo, dois litros de água por dia e evitar refrigerantes e sucos industrializados.
Veja também: