Essa ideia das frutas congeladas não é uma novidade, mas muita gente ainda não conhece. Então, se você gosta de servir um vinho ou espumante geladinhos, precisa aprender e testar esta dica.
Quando você tem uma bebida mais delicada, como vinhos e espumantes que pretende servir bem geladinhos, não pode usar cubinhos de gelo. Se fizer isso, a bebida vai ficar aguada em poucos minutos. No lugar do gelo feito de água, é recomendado usar frutas congeladas.
A sugestão é do sommelier e consultor da Wine Trader, Gustavo Giacchero, que trouxe a ideia de Nova York. Ele explica que “a ‘pele’ de gelo que se forma no entorno da fruta congelada derrete, mas não é o suficiente para aguar o seu vinho, como é o caso dos cubos de gelo”.
E esse efeito se mantém, mesmo quando você bebe o vinho ou espumante devagar, pois, a quantidade extra de água se torna imperceptível e interfere pouco na bebida. Claro, para isso, não pode colocar frutas em excesso. É melhor ir colocando aos poucos, conforme a necessidade.
Aproveite e veja: Numa cidade italiana, uma fonte oferece vinho 24 horas por dia
Combinações de frutas e bebidas delicadas
Outra dica importante para colocar a ideia das frutas congeladas em prática é fazer harmonizações legais entre as frutas e as bebidas.
Ao contrário do que você pode estar pensando, não precisa usar apenas uvas congeladas para manter o sabor do vinho. Veja algumas sugestões do sommelier:
- Morangos com espumante
- Amora com riesling
- Pêssegos com chardonnay
- Cerejas com rosé
- Mirtilos com sauvignon blanc
- Abacaxis em pedaços com pinot grigio
Veja também: Como congelar frutas da forma correta?
Estas sugestões são para começar, mas você pode ir fazendo as suas próprias combinações de sabores e ver quais são as suas preferidas. Pode até colocar mais tipos de frutas em uma mesma taça. Outra dica é deixar a bebida gelando antes de abrir para que já esteja no ponto e as frutas sirvam como complemento.
Veja também: 5 benefícios do vinho tinto para a saúde e a quantidade ideal de consumo
Fonte: UOL