Somos acostumados a colocar um limão na boca e nos preparar para o sabor azedo. Mas, existe uma fruta mágica capaz de fazer o limão parecer doce, sabia?
Bem, na verdade a fruta não é mágica, mas esse é o nome popular da Synsepalum dulcificum, uma espécie nativa da África Ocidental, por causa da confusão que ela provoca no cérebro ao transformar sabores azedos em doces.
A fruta milagrosa pode ser consumida sem medo, mas, a partir do momento em que você a come, pode se preparar para ter uma alteração temporária no seu paladar.
Veja também: Umami: Já ouviu falar neste 5º sabor que a língua pode sentir?
Durante cerca de 30 minutos após ingerir a fruta mágica, você poderá comer alimentos azedos sentido que eles têm um sabor doce. É incrível, não é?
O efeito da frutinha é explicado porque ela contém uma molécula chamada miraculina. Quando a parte carnuda da fruta é comida, essa molécula se liga às papilas gustativas da língua.
Quando isso acontece, a miraculina altera as papilas gustativas e faz com que qualquer alimento azedo consumido tenha um sabor doce.
Claro que não seria bom ter um efeito permanente e nunca mais poder sentir o sabor azedo. Então, é mais legal ainda saber que o efeito é temporário, durando cerca de meia hora para o seu paladar voltar ao normal.
Veja alguns comentários de pessoas que experimentaram o efeito da fruta mágica e, abaixo, um vídeo de crianças fazendo o teste também:
“Cervejas grossas, como Guinness e Newcastle Brown Ale, têm gosto de leite com chocolate.”
“Vinagre tem gosto de vinho.”
“Mostarda tem gosto de mel.”
“As uvas têm gosto de bombas de açúcar. Limões e limas têm gosto de fazendeiros alegres.”
“Os tomates têm gosto de uma fruta totalmente nova.”
“Cada morango ou mirtilo é o morango ou mirtilo mais doce que você já experimentou.”
“Bebi vinagre como se fosse limonada.”
Veja também: 10 Fotos mostram as curiosidades da vida na China