Você nunca ouviu falar da fruta-do-conde? Então talvez você a conheça como anona, fruta-pinha ou apenas pinha. Seu nome científico é Annona squamosa, sua origem exata é incerta, pois há longo histórico da planta na América Central do Sul e em partes da Ásia. É uma fruta extremamente fácil de se encontrar em todo o território nacional, algumas vezes confundida com a atemoia ou a graviola por causa da aparência. Veja quais são os seus benefícios à saúde, propriedades nutricionais e como consumir.
Benefícios da fruta-do-conde
Essa fruta fornece nutrientes muito importantes para o corpo humano, como cálcio, magnésio, fósforo, ferro, proteínas, vitaminas A, B e C, além dos carboidratos para transformar em energia.
Combate a anemia
O ferro e a vitamina C contidos nessa fruta auxiliam na absorção dos seus minerais, fundamentais no combate à anemia. É por isso que muitas pessoas que apresentam quadro de anemia fazem exames e percebe-se que estão com deficiência de ferro.
Combate a prisão de ventre e o inchaço
A fruta-do-conde é rica em fibras, que são essenciais para a regularização do intestino, ajudando a fazer uma digestão mais eficiente. Além disso, elas ajudam a eliminar as toxinas do organismo, o que reduz o inchaço, e contribuem para o prolongamento da saciedade.
Melhora a saúde da pele e do cabelo
A vitamina C, presente na fruta, é um excelente antioxidante, assim como as demais vitaminas. Essa ação antioxidante é responsável pela manutenção das células, que se mantêm renovadas e saudáveis. Um dos resultados é o tratamento constante da pele, mantendo-a mais bonita, lisa, sem manchas ou inflamações. No cabelo vai ajudar a deixá-lo mais forte, nutrido e com brilho.
Reforça o sistema imunológico
Por auxiliar na neutralização dos radicais livres por meio do efeito antioxidante, a fruta-do-conde ajuda a reforçar o sistema imunológico, evitando desde as doenças mais corriqueiras, como gripes e resfriados, até a minimizar as chances de enxaquecas e acelerar a cicatrização de ferimentos.
Previne artrite e cãibras
Pelo alto teor de magnésio e cálcio contidos nessa fruta, ela é um excelente auxílio para quem sofre de artrite e cãibras, pois ajuda a nivelar a água no organismo e reduz significativamente a quantidade de ácidos nas articulações.
Propriedades nutricionais
Para oferecer todos esses benefícios ao organismo, a fruta tem uma rica composição nutricional. Veja o que se consome a cada 100g de parte comestível da pinha, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).
- Energia: 88 kcal;
- Proteína: 1,5 g;
- Lipídeos: 0,3 g;
- Carboidratos: 22,4 g;
- Fibra alimentar: 3,4 g;
- Vitamina C: 35,9 mg;
- Cálcio: 21 mg;
- Magnésio: 31 mg;
- Potássio: 283 mg;
- Fósforo: 34 mg.
Como comer essa fruta?
A anona pode ser consumida pura e fresca, abrindo sua casca e comendo a polpa. Essa mesma polpa também serve para fazer suco, sorvetes e várias outras sobremesas, como essa deliciosa mousse que vai aprender a fazer agora.
Ingredientes
Fruta-do-conde: 6 unidades;
Gelatina incolor: 1 pacote;
Água: 5 copos;
Ovo: 4 claras;
Açúcar: 1 copo;
Creme de leite: 1 caixa;
Hortelã: a gosto.
Modo de preparo
- Retire as sementes e separe a polpa de todas as frutas;
- Coloque a polpa em uma tigela e adicione a gelatina hidratada com água;
- No liquidificador, bata o creme de leite fresco até se tornar um creme grosso e misture-o à polpa na tigela;
- Bata as claras em neve, com o açúcar, até virar suspiro e misture aos demais ingredientes na tigela;
- Mexa a mistura em movimentos de baixo para cima e espalhe em tacinhas;
- Leve à geladeira por aproximadamente 3 horas e decore com a hortelã antes de servir.