O frontline caseiro é uma alternativa a um dos mais famosos produtos para eliminação e prevenção de pulgas e carrapatos nos animais. Essa fórmula que você vai conhecer é natural e não oferece risco à saúde do seu cão ou gato. Veja como é simples, quando deve usar e outras formas de prevenir a infestação de pulgas nos pets.
Receita de frontline caseiro
Ter a oportunidade de usar ingredientes naturais, tanto nos humanos quanto nos animais, é sempre mais vantajoso para a saúde. É por isso que essa receita vai ser a sua maior aliada daqui em diante.
Ingredientes
- Água: 400 mililitros;
- Vinagre de álcool: 200 mililitros;
- Alecrim fresco: 1 xícara;
- Álcool de cereal: 1 litro;
- Cânfora: 10 pedrinhas.
Modo de preparo
1. O primeiro passo para fazer o seu frontline caseiro é colocar a água para ferver junto com as folhas de alecrim. Assim que levantar fervura, desligue, abafe e deixe esfriar.
2. Enquanto espera, pegue as pedrinhas de cânfora e dissolva-as no álcool, agitando dentro de um recipiente fechado.
3. Depois é só misturar os dois preparados, o de alecrim e o de cânfora, e guardar em um pote de vidro bem fechado.
4. Na hora de usar, coloque um pouco do frontline caseiro em um borrifador e aplique no pelo do animal, do pescoço para baixo e para trás, sem pegar no rosto. Você também pode borrifar o produto pela casa, onde os animais costumam ficar, para afastar os parasitas. Faça isso apenas com os cães adultos.
Frequência ideal para uso
A frequência de uso desse produto é variável. Por exemplo, se houver uma infestação a ser exterminada, pode aplicar o produto nos animais e nos ambientes uma vez por semana ao longo de um mês, pelo menos. Conforme percebe que as pulgas e carrapatos estão morrendo, vá removendo-os com o aspirador de pó e em seguida descarte.
Já no caso de usar o produto apenas como método preventivo, uma ou duas vezes no mês está ótimo. Avalie de acordo com o seu terreno, se há muitos animais ou espaços abertos que sejam áreas de risco.
Outras formas de evitar pulgas nos animais
Além da receita caseira que é natural, você também pode optar pelos produtos mais tradicionais vendidos nos pets, que são em forma de líquido, comprimido ou coleira. Há ainda uma outra receita caseira para eliminar pulgas e carrapatos com alguns ingredientes diferentes.
Se for possível, no verão, evite parques e locais com muitos outros animais, pois nessa época do ano aumenta a proliferação das pulgas e, assim, o risco de o seu pet ser atacado por elas.
Manter o ambiente de casa sempre bem limpo é outro método preventivo, já que 95% das pulgas estão no ambiente e apenas 5% nos animais. Sempre que possível coloque as caminhas e cobertores dos pets no sol, lave os brinquedos e mantenha a casa desinfetada.
Se tiver problemas com carrapatos, precisa usar produtos específicos para eles, pois os de pulgas são muito fracos. Manter a casa sempre limpa, não acumular lixo e arejar ambientes úmidos e escuros é uma das alternativas para evitar carrapatos. Porém, se perceber uma infestação, é possível que só uma empresa especializada possa solucionar o problema.