fritar salgado congelado
Crédito: Pixabay

Como fritar salgado congelado sem fazer sujeira

Se você quer começar a fritar os salgadinhos em casa sem deixar a cozinha cheia de óleo, veja essas dicas.

Publicidade

Muita gente prefere comprar salgadinhos fritos prontos só para não precisar fritá-los e fazer aquela sujeira na cozinha. Mas pensando pelo lado da economia, talvez seja melhor aprender as dicas certas para fritar salgado congelado sem estourar. Por isso você vai ver agora os macetes que começam ainda na hora do preparo dos salgados. Confira!

5 Dicas para fritar salgado congelado sem estourar

Se você toma os devidos cuidados, o momento de fritar salgado congelado não vai mais ser um desastre e ninguém vai sair queimado. Siga as dicas e, para garantir, faça os seus salgadinhos em casa. Veja por quê.

1. Faça uma massa de qualidade

Tudo bem que a sua preocupação está no momento da fritura, mas é logo no preparo da massa que os truques começam. Para fritar salgado congelado sem estourar, a sua massa precisa ter qualidade e ser feita com cuidado. Use bons ingredientes e prepare com carinho para ter uma massa bem lisa, consistente e com boa liga.

2. Atenção na hora de rechear

cuidado na hora da montagem para fritar salgado congelado
Crédito: Pixabay

Depois que você tiver a massa e o recheio prontos, precisa fazer a montagem do salgado com atenção. Se você deixar a massa muito fina e colocar recheio demais, com certeza a massa vai abrir e aí o salgado vai estourar. Então cuide com a espessura da massa e não abuse no recheio. Na hora de fechar, não esqueça nenhum pedacinho de massa aberto.

Publicidade

Outra dica é quanto ao queijo. Ao rechear um salgado com queijo, na hora de fritar ele vai derreter e criar uma bolha de ar dentro da massa. Essa bolha vai precisar sair, e é aí que estoura. Para resolver isso, prefira usar um queijo que não derreta facilmente, tipo o prato, e na hora de fechar aperte bem para tirar o ar de dentro da massa.

3. Óleo na quantidade e temperatura certas

Na hora de colocar o óleo na frigideira, leve em consideração o tamanho dos salgados. A quantidade de óleo deverá cobri-los para que fritem por igual, reduzindo o risco do estouro. Além disso, a temperatura do óleo também é importante. Tem que deixar esquentar bem, por volta de 180 a 200 °C.

Se você não tem termômetro culinário, use o truque do palito de fósforo. Quando achar que o óleo está bem quente, coloque um palito de fósforo apagado dentro da frigideira. Se ele acender, é hora de fritar.

4. Frite na velocidade adequada

cuidado com o óleo para fritar salgado congelado
Crédito: Pixabay

Quando for colocar os salgados no óleo, vá com calma. Coloque-os sem jogar. É comum ter medo de se queimar na hora de chegar com a mão perto do óleo, mas para evitar isso, use uma escumadeira. Assim sua mão fica longe do óleo.

Publicidade

Outra dica é que não precisa preencher todo o espaço com salgadinhos. Coloque um pouco menos de cada vez para fritarem no tempo esperado. Tire-os da frigideira depois de uns 2 minutos de fritura, pois se deixá-los fritando demais também aumenta o risco de estourar.

5. Deixe os salgados descongelarem antes de fritar

A última dica para fritar salgado congelado é que ele não esteja congelado. Isso mesmo, você deve retirar os salgados do freezer ou congelador pelo menos 1 hora antes da fritura. Se você tirá-los e logo fritar, o gelo em volta deles vai começar a derreter e virar água. Quando essa água tocar o óleo, o estouro vai começar. Prefira fritar os salgados descongelados ou pelo menos sem o excesso de água em volta.

Com essas dicas para fritar salgado congelado, não vai ter erro faça o teste e veja que a partir de agora pode fazer o processo sem medo e sem sujeira.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM