Sentir dores no corpo quando o tempo esfria é normal, pelo menos até um certo nível de dor. Como explicou o médico reumatologista Dr. André Ramos, em entrevista ao Portal R7, um dos motivos para que as dores aumentem no frio é que, nas baixas temperaturas, ocorre uma ativação mais fácil dos nervos que levam a sensação de dor ao cérebro.
Essa maior sensibilidade à dor ocorre principalmente em pessoas com problemas nas articulações do corpo, pessoas que sofreram alguma lesão em alguma articulação ou trauma em algum músculo ou tendão e não foi completamente recuperado. São essas pessoas que “sentem” que o clima vai esfriar porque começam a ter dor no local da lesão ou do trauma.
Tem ainda outro fator que aumenta a dor nas épocas frias em pessoas com problemas reumáticos, como artrites e miosites. Em todas as pessoas, durante o sono, o corpo libera mais substâncias pró-inflamatórias e, durante o dia, libera mais substâncias anti-inflamatórias. Mas, como nos meses frios as noites são mais longas e os dias mais curtos, ocorre um aumento de substâncias pró-inflamatórias e uma redução de substâncias anti-inflamatórias. O resultado é mais episódios de dor em quem já sofre com dores reumáticas.
O que fazer para evitar as dores no frio?
Nos dias frios pode dar mais preguiça de se movimentar, se alongar e fazer exercícios. Mas, ficar sedentário, todo encolhido embaixo das cobertas, pode ser pior para a dor.
É importante manter o corpo aquecido para aliviar as dores. No entanto, é necessário manter uma rotina de atividades físicas para evitar o acúmulo de substâncias inflamatórias nas articulações.
Ao fazer o exercício você consegue as duas coisas: se aquecer e evitar o aumento das inflamações e dores.
Uma boa dica é começar a se alongar assim que acordar, antes de sair da cama. Dessa forma, quando você se levanta, seu corpo continua quente e você sente mais disposição ao invés de preguiça. Veja alguns alongamentos para fazer antes de se levantar da cama.
Além do alongamento e da prática de uma atividade física, veja outros cuidados que ajudam a evitar as dores no frio:
- Manter uma alimentação anti-inflamatória;
- Beber bastante água ao longo do dia;
- Manter-se bem agasalhado;
- Não descuidar do tratamento que estiver fazendo.
Quando procurar um médico?
Se as dores permanecerem, mesmo mantendo uma rotina de exercícios e os demais cuidados recomendados, agende uma consulta com seu médico ou com um reumatologista para saber se o motivo pode ser mais do que a queda da temperatura.