Frases que nenhuma grávida ou mãe de primeira viagem quer ouvir
Crédito: Freepik

13 Frases que nenhuma grávida ou mãe de primeira viagem quer ouvir

Pense bem antes de fazer certos comentários, pois podem soar bem grosseiros e desagradáveis

Publicidade

Para as pessoas que já têm filhos, é quase irresistível querer das várias dicas para as mães e pais de primeira viagem. A intenção pode ser boa, mas nem sempre ajuda. Aliás, às vezes não é para ajudar, mas sim para dar um choque de realidade que a pessoa está preferindo nem se preocupar por enquanto. Então, pense duas vezes antes de falar essas coisas para os pais estreantes, evitando ser inconveniente. Confira frases que nenhuma grávida ou mãe de primeira viagem quer ouvir.

1. Tem certeza que não são gêmeos?

Essa pergunta pode parecer inofensiva, mas se você tem certeza de que a mãe está esperando apenas um bebê, por que comentar que a barriga dela está bem maior do que deveria para um bebê só?

2. Que barriga pequena, nem parece estar grávida!

Para muitas pessoas, esse tipo de comentário é um elogio. Mas, muitas gestantes adoram ver o tamanho da barriga e curtir todas as sensações da gravidez. Para elas, pode soar como se você estivesse desdenhando da gestação.

3. Vocês nunca mais vão dormir

Nossa, que coisa desagradável de se ouvir, mesmo que em partes seja verdade. Que tal falar sobre os momentos agradáveis e as descobertas boas que os pais farão com seu bebezinho em casa? Bem melhor.

Publicidade

4. Quando você pretende recuperar seu corpo?

A mãe não vai perder o corpo dela depois do parto. Apenas vai estar vivendo uma fase diferente, pois acabou de conceber uma vida. E talvez ela nem queira se preocupar em “recuperar” o corpo, pois isso não é uma necessidade.

5. Quando vai vir o próximo?

Calma, deixe que essa gestação seja vivida por completo, no momento presente. O próximo está no futuro, ou talvez o casal nem queira. Essa é uma pergunta inconveniente que quase nenhuma grávida quer ouvir.

6. A sua relação com seu marido não será mais a mesma

Esse é um comentário desolador. A pessoa está vivendo uma gestação, cheia de pensamentos focados no filho e também no marido, afinal, muitos casais de fato engravidam juntos, com a participação intensa do pai. Você não tem o direito de querer prever como será a vida íntima dos outros depois do parto.

7. Está pronta para o parto?

Quem tem que se preocupar com isso é o médico. A gestante de primeira viagem nunca vai estar pronta para uma coisa que ela ainda não viveu. Esse comentário sempre tem a intenção de assustar a gestante, estão não faça.

Publicidade

8. Você parece tão cansada!

Se quiser dizer alguma coisa para a gestante, diga algo positivo, que a faça se sentir melhor. Já que você está achando ela cansada, não a deixe ainda pior com comentários que reforcem esse sentimento.

9. Você é tão jovem/velha para ser mãe!

Estando na idade fértil, uma mulher pode ser mãe na idade em que ela quiser ou quando acontecer. Algumas mulheres desejam ser mães jovens, outras preferem esperar para mais tarde. É uma questão de escolha que não tem espaço para o seu julgamento.

10. Se eu fosse você não comeria/beberia isso

Bem, você não é a gestante, então deixe que esse tipo de orientação seja feita pelo médico dela. Só dê sugestões sobre alimentação da gestante no caso de ela pedir. Mesmo assim, cada mulher tem um corpo com necessidades diferentes, e nem sempre o que foi bom ou ruim para você, será para ela.

Publicidade

11. Vai continuar tentando até ter um menino/menina?

Todo mundo sabe que o principal desejo dos pais é que seu bebê nasça saudável. Por mais que exista uma vontade de ter menino ou menina, o amor será o mesmo pelos dois. Essa pergunta é como aquela do planejamento para o próximo filho. Faz parte do futuro, então prefira se manter no momento presente.

12. Será que não esqueceram outro aí dentro?

Essa é uma pergunta ainda mais grosseira do que comentar sobre a barriga da gestante. Dizer que outro bebê ficou esquecido dentro dela após o parto é muito inconveniente e pode deixar a mulher extremamente abalada. Além disso, e se você não souber que eram gêmeos e ela perdeu um deles?

13. Seu bebê não está muito magro/gordo?

Essa é outra questão que diz respeito aos pais e ao pediatra. Pode ter certeza de que a família está fazendo o acompanhamento necessário do desenvolvimento do bebê, então a sua opinião sobre o tamanho e o peso dele não é relevante, mas sim, inconveniente.

Publicidade

Elimine esses comentários do seu vocabulário e poupe as pessoas de frases que nenhuma grávida ou mãe de primeira viagem quer ouvir.

Veja também: Grávida pode comer camarão?

PODE GOSTAR TAMBÉM