Frases que uma mãe diz e que destroem a autoestima da filha
Crédito: Freepik

10 Frases que uma mãe diz e que destroem a autoestima da filha

Existem coisas que uma mãe NUNCA deve falar

Publicidade

Ser mãe é uma aprendizagem constante e há muitos costumes antigos que devem ser revistos sempre. Entre eles, estão certas frases que podem parecer inofensivas — ou não — mas que acabam destruindo a autoestima da filha. Veja quais são.

“Vai morrer sozinha/ficar para titia”

Se a filha faz algo que não agrada a mãe e ela solta uma pérola dessas, isso pode ressoar como um sinal de que a menina/mulher não é minimamente apta para relacionamentos. Consequentemente, ela pode se sentir menos à vontade em meio a outras pessoas e até desenvolver certo distanciamento. Isso sem contar que a ideia de que “ficar sozinha/para titia” seria algo ruim, mas isso é tema para outro artigo.

“Agradeça por ter a mim, lá fora ninguém gosta de você”

Além de destruir qualquer iniciativa para buscar algo melhor na vida, essa frase faz com que a filha se sinta inadequada. Por conta disso, poderá ter dificuldade em novos desafios e ficará mais a mercê da mãe, que irá repetir indefinidamente as mesmas “verdades absolutas”.

“Você é uma preguiçosa e nunca vai conseguir nada”

Toda criança ou adolescente dá certo trabalho para cooperar em casa e é necessário ter certa disciplina para isso. Porém, nada justifica nomear de forma ofensiva, criando um rótulo destrutivo para o resto da vida.

Publicidade

“É sua culpa”

Muitas vezes, uma mãe encara tudo como culpa da filha, que não corresponde às expectativas criadas. Se o irmão se machucou, é porque não estava tomando conta. Se a mãe está sofrendo, é porque a filha não tem consideração para com seus sentimentos. Isso destrói a autoestima de forma profunda, prejudicando uma vida inteira.

“Você destruiu meu corpo”

A gestação é maravilhosa e desafiadora. E sim, o corpo pode não ser o mesmo depois. Na realidade, ele pode até ficar melhor. É só uma questão de esforço e conjuntura para que isso aconteça, mas nunca é culpa da criança.

“Filho é um fardo/uma cruz”

Repetir essa frase como se fosse algo verdadeiro faz com que a filha se sinta um peso na vida da mãe. Enquanto que, na realidade, ela é uma parte importante, em que serão criados laços e amizades para a vida toda.

“Você é igual a fulano”

Quando a filha faz algo que desagrada a mãe, ela simplesmente escolhe alguém que não gosta — ou que a filha não goste — e a iguala. Certamente, isso terá impacto na forma como ela vai se sentir no futuro.

Publicidade

“Seu _____ é pior do que da sua irmã”

Criar competição entre os familiares é a especialidade desse tipo de mãe. Só que, ao fazer isso, acaba destruindo não somente a amizade, mas também a autoestima dos envolvidos.

“Pare de mimimi”

Desconsiderar os sentimentos da filha, dizendo que ela é muito “mole” e que não consegue lidar com o que lhe faz mal, é no mínimo desumano. Essa é uma frase que deveria ser banida de qualquer relacionamento.

“Psicólogo pra quê? Eu tenho muita experiência em lidar com você”

Mães que tratam suas filhas mal, querendo ou não, muitas vezes são contra “gastar dinheiro” com profissionais qualificados. Ao invés disso, se oferecem para ajudar a corrigir o comportamento, através da sua grande, verdadeira e absoluta sabedoria.

Publicidade

Essas frases podem ser ditas por puro costume da família ou por maldade — sim, existem mães abusivas. Entenda o que podem ser essas mães narcisistas e, se for o seu caso, procure a ajuda de um psicólogo de confiança para lidar melhor com a situação.

PODE GOSTAR TAMBÉM