O albinismo é uma condição genética caracterizada pela ausência da produção de melanina. A melanina é uma proteína que dá cor à pele e aos pelos de todo o corpo. Como essas pessoas não produzem a proteína, nascem com a pele muito clara e todos os pelos brancos.
Hoje em dia, com tudo disponível na internet, fica mais fácil compreender melhor o que é o albinismo e ver várias fotos de pessoas com essa condição, deixando de ser algo estranho.
Na família de Assel Kalaganova, uma modelo de 14 anos do Cazaquistão, ela e a irmã mais nova, Kamila, de 2 anos, nasceram albinas.
Elas então fizeram um ensaio fotográfico cheio de amor para mostrar ao mundo sua beleza e ajudar a tornar essa condição mais conhecida e livre dos preconceitos.
A mãe das meninas contou, em entrevista ao site Bored Panda, que não conhecia o albinismo quando Assel nasceu:
“Quando eu dei à luz minha mais velha, a genética não era um dos nossos maiores conhecimentos. Agora entendemos melhor. [Quando ela nasceu] os médicos ficaram chocados, e eu comecei a acreditar que ela fosse russa. Depois, comecei a ler sobre o assunto e descobri que minhas filhas são albinas”.
Irmãs gêmeas albinas do Brasil
Atualmente a indústria da moda está valorizando mais a diversidade e rompendo aquele antigo hábito de delimitar padrão de beleza, como se todas as pessoas tivessem que ser iguais.
Assim, muitas pessoas albinas estão conquistando espaço como modelos e trazendo mais visibilidade para esta condição, como as irmãs gêmeas paulistanas Lara e Mara Bawar, cujos pais são originários da Guiné-Bissau, na África. Veja algumas fotos de trabalhos delas:
Veja também: 11 Fotos que mostram a gratidão e o verdadeiro valor da vida