A fotofobia não é uma doença ocular, como muitos imaginam, mas sim um sintoma de outras doenças. Ela é a sensibilidade extrema à luz e pode ter graduações. Quem tem, sofre bastante sempre que precisa sair ao ar livre, quando o sol está forte.
Sinais de fotofobia
Existem pessoas que simplesmente não enxergam nada quando estão em ambientes claros, mas há também casos de redução da capacidade de visão, sendo necessário, em ambos os casos, de medidas que tornem o dia a dia mais leve.
1. Ofuscamento
Sabe quando se está em um ambiente mais escuro, fechado, e sai na rua, durante o dia, em pleno verão? É essa a sensação de ofuscamento. Uma necessidade imensa de fechar os olhos em meio a um oceano de claridade.
Os olhos fecham de forma instintiva, através do movimento reflexo inato, para proteger os olhos e evitar lesões causadas pelo excesso de luz.
2. Vermelhidão
Os olhos estão sempre vermelhos, irritados, sem uma causa aparente. É preciso diminuir o brilho das telas ou até mesmo usar lentes antireflexo para ver se melhora.
3. Lacrimejar
Uma das tentativas do corpo em reduzir o incômodo é lubrificar o globo ocular, cada vez mais, para eliminar qualquer chance de infecção. Isso faz com que se comece a lacrimejar durante o trabalho ou quando se expõe à luz natural.
4. Cegueira diurna
Em casos extremos, há quem não consiga, literalmente, enxergar durante o dia, precisando ficar em locais escuros para reduzir o incômodo. Isso é bastante comum durante o auge da meningite e em outras doenças.
5. Desconforto
As telas de computadores, celulares e até a televisão podem incomodar muito uma pessoa que sofre com fotofobia.
O ideal é manter o brilho abaixo de 30% e sempre dar um descanso aos olhos periodicamente.
6. Cefaleia
Dores de cabeça após uma longa exposição à luz são normais em pessoas que sofrem com esse sintoma. Ela normalmente se concentra na parte frontal do rosto, abrangendo a área do fundo dos olhos.
7. Náuseas
Enjoos frequentes, principalmente quando expostos à luz solar ou outra fonte intensa de luz, também são sintomas de fotofobia.
É importante utilizar óculos escuros, chapéu e óculos com antireflexo para aliviar.
Causas
Como já foi dito, ela não é uma doença, mas sim um sintoma de outras anomalias no organismo. Assim, ela pode ter várias causas, como o astigmatismo, albinismo, catarata, infecções, problemas na retina, glaucoma, meningite, autismo e outros fatores, como as doenças genéticas.
O uso de alguns medicamentos e drogas também pode causá-la, como é o caso da atropina, ciclopentolato, idoxuridina e fenilefrina.
Tratamento
Para tratar esse problema, tem que conhecer e tratar a causa, por isso nem sempre é feito pelo seu oftalmologista. Como foi visto, são diversas as causas, então o ideal é buscar um clínico geral que irá analisar, junto a outros sintomas, quais são as melhores especializações para investigar o problema.
Há casos em que é possível acabar com o sintoma, porém outros não tem solução. Então o jeito é encontrar paliativos que o amenizem. É o caso do astigmatismo, cujo uso do óculos pode aliviar bastante. Assim como os olhos secos, com uso do colírio.
Saiba mais no vídeo: