Já falamos aqui sobre um projeto de fogão solar criado por estudantes da USP para ajudar na economia de gás e produzir menos poluentes. Agora, o casal cearense Marina e Michel projetaram um forno solar 100% sustentável que parece uma simples caixa de papelão.
Marina e Michel, que já somam mais de 50 mil seguidores no Instagram, apresentaram o projeto que promete cozinhar de tudo um pouco apenas utilizando a energia solar, sem gastos com gás nem energia elétrica.
“Nessa caixa a gente faz a nossa comida”, explica Marina em um vídeo compartilhado no Instagram. “Esse é o forno solar do meu pai, e ele usa tanto que aqui em casa temos 2”.
Veja também: 15 Dicas de como economizar energia e pagar menos na conta
“O tempo que a comida fica no forno depende do tipo de alimento e de como está o sol naquele dia. Obviamente, quanto mais sol e calor, melhor. E como meus pais moram no Ceará, isso não é um problema”, explicou Marina.
“Comidas como arroz, peixe, carne, legumes, frango e até feijão não precisam de tanto tempo quanto o pudim pra ficar no forno. E como o forno solar não queima a comida, meu pai coloca mais ou menos às 7 da manhã, vai cuidar de outros afazeres e trabalhos, e na hora do almoço tira do forno, onde está tudo prontinho e delicioso”, completou.
Aproveite e veja: 8 sobremesas que não precisam de forno
A designer também deixou claro que eles não criaram o conceito do forno solar, pois é algo que já existe há bastante tempo. Inclusive, este forno que usam foi inventado pelo pai dela, há 8 anos.
Com a repercussão do primeiro vídeo, Marina e a família fizeram outro para explicar em mais detalhes como é que o forno solar funciona e, quem sabe, levar o projeto adiante para se tornar um produto comercializável. Assista abaixo:
Veja também: Forno de convecção: saiba o que é e as vantagens de ter um
Fonte: Razões Para Acreditar