pescoço
Crédito: Freepik

O que o formato do pescoço indica sobre a nossa saúde?

Ao notar qualquer mudança no formato do pescoço, como inchaço, é importante ir ao médico verificar

Publicidade

O pescoço é uma parte do corpo que muita gente ignora, pois parece servir apenas para ligar a cabeça ao restante do corpo. Mas, é justamente por essa função tão importante que o pescoço merece mais atenção. Você já observou o seu, se é curto ou longo, largo ou fino? Assim como a nossa cintura, o formato dessa região do corpo ajuda a identificar algumas características sobre nossa saúde.

O que o formato do pescoço diz sobre a nossa saúde?

Em entrevista para UOL Saúde, o otorrinolaringologista Pedro Augusto Vieira, do Hospital Cema, em São Paulo, explicou que “o pescoço deve ser sempre avaliado. Sabemos que se o diâmetro dele estiver aumentado, maior do que 38 cm em circunferência para homens e maior do que 34 cm para mulheres, pode-se suspeitar de alguma alteração ou até mesmo doença”.

Formato alongado

Quanto a ser mais alongado, pode ser apenas uma característica ou então causado por defeitos vertebrais de nascença que podem afetar o pescoço, deixando-o mais longo e inclinado para frente ou entortado.

Existem também os casos de má postura que resulta em um pescoço mais alongado. A má postura é muito prejudicial, não apenas para a coluna e o pescoço, mas pode trazer dores de cabeça e problemas musculares.

Publicidade

Aproveite e veja: Alongamentos para melhorar a postura: 15 minutos por dia

Pescoço curto

Já o formato curto, como explica o especialista, pode ter relação com lesões de tecidos moles e ósseas durante o parto e que afetam a sustentação; contraturas musculares; síndrome de Klippel-Feil (fusão de vértebras cervicais); espondilose; em idosos, osteoporose e fraturas.

Aumento de volume

Também em entrevista para UOL Saúde, a cirurgiã Luciana Arcoverde explicou que aumentos na região cervical anterior e nas laterais do pescoço são mais específicos e merecem atenção.

Podem ser um sintoma de tumores na cavidade oral, faringe ou anomalias, como nódulos aumentados e cistos branqueais. Também pode ser caxumba, abcessos e inflamação por amigdalite ou distúrbios da glândula tireoide.

Publicidade

Outras condições que manifestam sintomas no pescoço

Os problemas de saúde mencionados nos tópicos acima têm relação direta com o pescoço. Mas, existem outras doenças ou lesões que ocorrem em outras partes do corpo e manifestam sintomas nessa região.

  • Intoxicações alimentares;
  • Picadas de insetos;
  • Infecções virais;
  • Cânceres que acionam a defesa do organismo e cursam com gânglios linfáticos inchados;
  • Síndromes genéticas, como de Turner e Noonan, em que o pescoço fica largo devido a uma prega de pele entre ele e os ombros;
  • Anorexia e grau severo de desnutrição podem diminuir a circunferência nessa área do corpo;
  • Síndrome de Cushing, caracterizada pelo aumento da concentração de cortisol no sangue.

Veja também: Alongamentos para o pescoço e ombros: tutoriais práticos

Artigo com informações de UOL Saúde 

PODE GOSTAR TAMBÉM