Encontrar proteínas baratas pode ser mais simples do que você imagina. Elas são fundamentais para uma alimentação saudável e balanceada, mas podem pesar no orçamento. Veja então essa lista preparada especialmente para você, que quer se alimentar bem, sem pagar mais caro por isso.
Ela está presente em diversos processos no seu corpo, sendo fundamental para a manutenção da pele, músculos, articulações e até mesmo, suas unhas! De acordo com o Ministério da Saúde, pode ser encontrada em “alimentos fontes de proteínas, como carnes, aves, peixes e leguminosas”. O órgão diz que não há a menor necessidade de suplementação, quando se ingere a quantidade adequada.
Essa quantidade varia “de acordo com o peso, altura, idade, sexo e tipo, frequência, duração e intensidade do exercício praticado”. Ou seja, nada de sair por aí adicionando mais proteína sem a orientação de um nutricionista. E seja qual for seu objetivo, “é facilmente atingido por alimentação adequada e saudável, que inclua alimentos in natura e minimamente processados”.
Lista de proteínas baratas
Infelizmente, muitas pessoas não têm condições de direcionar recursos para a compra de carnes, reduzindo assim o consumo desse nutriente. Mas não precisa ser dessa forma. Veja uma lista com proteínas baratas para quem não pode ou não quer gastar muito dinheiro com o açougue.
1. Ovo
Esse é essencial em qualquer dieta, principalmente, para quem decidiu abolir as carnes. Rico em proteínas (13 g a cada 100 g) com apenas 70 calorias por unidade de 50 g, ele é um alimento que, se consumido com inteligência, pode perfeitamente substituir a carne. Bastam alguns ovos por dia para ter a quantidade certa desse precioso nutriente.
O ideal é que não seja ingerido frito, por causa da gordura, mas é claro que uma exceção de vez em quando está ok. Existem muitas formas de preparo, desde o tradicional ovo cozido, poche, omelete, frigideiras e muito mais. Use a sua imaginação e capriche nessa maravilha, rica também em cálcio, ferro e outros minerais e vitaminas essenciais.
2. Atum
O atum enlatado tem 26 g de proteína a cada 100 gramas do produto. Além de ter aquela gordurinha do bem tão esperada na alimentação, ele é rico em potássio, cálcio, magnésio, vitamina B6 e ferro. Tem também vitamina A, D e cobalamina, deixando a lista ainda mais interessante.
Por mais que a latinha não seja a mais barata, sua relação entre custo e quantidade de proteína compensa. Além disso, ele é versátil e pode ser utilizado de várias formas, desde aquele macarrãozinho básico do almoço quanto no lanche da tarde.
3. Sardinha
Ok, quer algum alimento mais em conta do que o atum? Então que tal investir na sardinha, que contém 21 g de proteína a cada 100 gramas? Atenção somente ao tipo de sardinha que você vai comprar, evitando as variações que contenham muito mais gordura ou sódio na composição.
Tão versátil quanto o atum, a sardinha fica perfeita também no almoço ou lanche, sendo ingrediente fundamental de um dos lanches favoritos do brasileiro, a empanada. Barata, fácil de usar e deliciosa, tem que estar na sua lista de mercado.
4. Feijão
Não dá para falar de proteína barata e esquecer do feijão. Paixão nacional, parte essencial da dupla com o arroz, ele não é apenas um acompanhamento. É rico em proteínas, com 21 g de proteína a cada 100 gramas, sendo que o feijão preto contém mais um pouquinho.
Nesse item, certamente nem se precisa dizer como preparar, pois está no dia a dia de muitas pessoas. Que tal inovar um pouquinho e fazer batido como um caldo ou até mesmo, um tropeiro para os dias especiais?
5. Peito de frango
Normalmente o peito de frango custa a metade, ou até menos, do preço de muitas carnes vermelhas. Por isso acaba se tornando o queridinho de muitas casas, chegando a enjoar, por não variar tanto na proteína do almoço.
A cada 100 gramas de peito de frango, você encontra 22 gramas de proteína. É fácil de preparar, barato, versátil e muito gostoso. O melhor, a criançada adora, assim como os adultos, podendo inclusive servir de petisco nos finais de semana.
Claro que existem mais alimentos que podem ser enquadrados nessa lista, mas esses são os mais conhecidos e utilizados pelos brasileiros. Quer saber mais? Assista então ao vídeo abaixo com outras sugestões.