Menu

Foliculite: o que é, sintomas e tratamentos

Muitas pessoas sofrem com esse problema de pele do jeito menos grave, então veja como evitar

Crédito: Freepik

Publicidade

Muitas pessoas têm várias bolinhas pelo corpo que se parecem muito com espinhas. Muitas vezes, essas bolinhas aparecem depois da depilação, pois a pele fica irritada e acaba causando uma pequena inflamação nos folículos pilosos que ficaram abertos. Se você tem esse problema, é possível que tenha foliculite. Saiba mais sobre essa condição.

O que é?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela é uma infecção de pele que começa nos folículos pilosos, por isso tem esse nome. Ela costuma ser desencadeada por alguma infecção por bactéria, fungo ou vírus que entra em contato com o folículo piloso, além dos pelos encravados.

Com ela, a pele fica com bolinhas inflamadas que se parecem com espinhas. Costumam aparecer em grande quantidade e, de modo geral, são superficiais. Mas dependendo do organismo, elas podem coçar muito e doer um pouco. Nesses casos é bom procurar tratamento médico somente para acabar com o incômodo e evitar cicatrizes.

Em que regiões do corpo aparece e tipos

Crédito: Freepik

É divida em subgrupos que variam conforme a causa e gravidade, por exemplo:

Publicidade

Estafilocócica

Esse é um dos tipos superficiais e o mais comum. Ocorre quando os folículos são afetados por bactérias, causando coceira, vermelhidão e pus, em qualquer região do corpo que tenha pelos.

Por pseudomonas

Esse tipo afeta pessoas em ambientes aquáticos, como banheiras e piscinas aquecidas em que o nível de cloro não é bem regulado e as bactérias conseguem sobreviver. Surgem erupções vermelhas na pele que coçam, depois evoluem para bolhas de pus. As áreas mais úmidas do corpo são as mais afetadas.

Pseudofoliculite da barba

Esse é o tipo que surge muito em homens, depois de se barbearem. Quando os pelos começam a crescer novamente, eles se curvam para dentro ao invés de saírem da pele, causando uma inflamação.

Ptirospórica

Esse tipo é mais comum em homens e é causado por um fungo que causa espinhas, pápulas avermelhadas e coceira. Acomete principalmente o dorso, tórax, pescoço, ombros, braços e rosto.

Publicidade

Profundas

As infecções mais profundas são a sicose de barba, foliculite por bactéria gram-negativa, furúnculos e carbúnculos, além da eosinofílica. Esses tipos causam inflamações mais sérias e doloridas, sendo necessário consultar um dermatologista para tratar.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com seu grau. No tipo superficial, apenas a parte superior do folículo é atingida, causando pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus no interior. Também acontece de a pele na região ficar mais avermelhada e sensível, podendo coçar.

É bem menos comum ocorrem complicações, mas quando ocorre é porque a inflamação atingiu áreas mais profundas da pele. Nesse caso, a pessoa terá grandes áreas avermelhadas, lesões de pele mais elevadas e com pus, bastante sensibilidade na pele afetada, o que pode causar dor leve. Nesses casos também há maior risco de ficarem cicatrizes e de ocorrer a destruição do folículo, o que vai impedir que novos pelos cresçam ali.

Publicidade

Remédios

Os remédios e tratamentos vão depender da necessidade de cada caso, já que existem diferentes tipos e causas da foliculite. Então, antes de tudo, deve agendar uma consulta com o dermatologista.

Geralmente, o médico só vai receitar tratamento com medicamentos em casos mais sérios e recorrentes. Do contrário, pode apenas tomar os cuidados descritos no próximo tópico. Quando existe a necessidade de um tratamento médico, podem ser prescritos antibióticos e corticoides.

Como evitar

Qualquer pessoa pode desenvolver esse problema, mas existem algumas condições que favorecem o aparecimento do problema, como doenças que deixam o sistema imune fraco, problemas com acne e dermatites, uso frequente de medicamentos antibióticos ou corticoides e obesidade. Então, como nem sempre dá para evitar esses fatores de risco, também é recomendado tomar os seguintes cuidados para reduzir o risco de surgir.

Publicidade

Depilação cuidadosa

A depilação agressiva é uma das principais causas do seu surgimento. Os piores tipos são com lâmina e com cera quente. As melhores soluções são a depilação a laser ou depilação com linha.

Roupas leves

Quando a foliculite aparece na região das nádegas e parte de trás das coxas, possivelmente é por causa do uso de roupas muito apertadas, que impeçam a pele de respirar e que causem fricção. Então, é recomendado evitar esse tipo de roupa, dando preferência para tecidos naturais, como algodão, e peças mais soltinhas.

Agentes alérgenos

Pessoas que já têm predisposição a problemas de pele, como no caso de muitas doenças imunológicas, precisam ter cuidado redobrado. Devem conhecer os tipos de agentes que causam alergia na pele para poder evitá-los, como certos curativos e produtos.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile