Você sabia que as folhas de batata-doce, além de lindas e decorativas, podem ser consumidas? Veja quais são os seus nutrientes e as formas de consumo, para tirar o melhor proveito dessa delícia!
Veja também: como fazer deliciosos legumes salteados para almoços e jantares
Benefícios das folhas
Seguras e deliciosas, as folhas de batata-doce são perfeitas para fazer um refogado. Podem ser consumidas puras ou em ensopados, sempre dando aquele charme a mais na sua comida. Além disso, ela é rica em nutrientes, fazendo bem para toda a sua família. Outro ponto importante é que não tem contraindicações e pode ser plantada em vaso, nas sua casa.
De acordo com a Escola Paulista de Medicina, da USP, elas são ricas em fibras, tendo 5.3 gramas a cada 100 gramas consumidos. Além disso, tem cálcio (78 mg), ferro (0,97 mg), magnésio (70 mg), fósforo (81 mg), sendo riquíssima em potássio (508 mg).
Tem também vitamina C, B6, B12, A, D e K. Possui uma quantidade significativa de tiamina, riboflavina e niacina, sendo um alimento realmente rico. Entre as gorduras, ela tem absolutamente nada de colesterol, tendo quantidades muito baixas de outras gorduras.
Receita de refogado de folha de batata-doce
Com um sabor mais delicado do que da chicória, as folhas de batata-doce dão um excelente refogado, devendo ser pelo menos salteadas antes de consumir, por causa da sua textura mais firme. Faça o teste em casa e depois conte nos comentários como ficou!
Ingredientes
Folhas de batata-doce: a gosto;
Tomate: 1 unidade;
Cebola: ½ unidade;
Alho: a gosto;
Sal e temperos: a gosto;
Azeitonas: a gosto.
Modo de preparo
- Destaque apenas as folhas e descarte os galhos. Lave a pique bem fininho.
- Refogue a cebola, o alho e depois junte o tomate até soltar água. Tempere a gosto.
- Por último, adicione as folhas picadas, mexa por alguns minutos e pronto!