Quem ama orquídeas não consegue nem imaginar suas plantinhas sofrendo. Lindas e delicadas, para muitos elas são mais do que um cultivo, mas um hobbie. Mas infelizmente pode acontecer dela não ficar tão saudável, apresentando alguns problemas. Entre eles, o amarelamento das folhas. Veja quais são as causas e o que fazer em cada uma delas.
Folhas antigas
Quando vão ficando mais antigas, elas tendem a amarelar e cair. Isso é completamente natural, mas verifique se não sinais de doenças. Para isso, veja como estão as raízes e se estão nascendo novas folhas, sem presença de nenhuma praga.
Excesso de sol
Quando expostas a muita luminosidade ou até mesmo incidência solar direta, as folhas podem amarelar e queimar. Para resolver, basta colocar o vaso em outro local, onde ela possa se adaptar melhor.
Água em excesso
Também a rega exagerada pode amarelar as folhas. Leve em consideração também a capacidade de drenagem do vaso e o substrato utilizado, optando por cascas ao invés de terra. Assim, você evita o excesso de umidade e amarelamento das folhas.
Replante
Quando você troca sua orquídea de vaso, pode ser que o estresse da mudança amarele as folhas antigas. Nesse caso é só esperar que elas caiam e que os novos brotinhos apareçam.
Acidez
Quando o substrato fica velho, tende a ficar muito ácido, o que impede a absorção dos nutrientes. consequentemente, as folhas começam a morrer. Troque todo o substrato a cada 2 anos e garanta mais saúde às suas orquídeas.
Doenças e pragas
Fungos podem amarelar as folhas, causando também manchas escurecidas ou pequenos pontos. Outra praga comum em orquídeas é a cochonilha, que reveste a folha como se tivesse uma camada de algodão, além do amarelamento. Também o pulgão pode se desenvolver, desidratando a folha. Para isso, faça a limpeza manual e depois borrife uma mistura de água, sabão e neem.
Aproveite e veja: formigas, cochonilhas, lagartas e pulgões – como eliminá-los do seu jardim
Falta de adubo
Quando estão faltando nitrogênio e cálcio, as folhas tendem a amarelar, sempre das pontas para o centro. A solução está na adubação correta, sempre de acordo com as necessidades de cada espécie.
Agora que você já sabe quais são as causas das folhas amarelas da orquídea, corre lá e cuida da sua plantinha. Se tiver mais alguma dica que possa ajudar os amantes dessa linda flor, deixe nos comentários!