Eram utilizadas tanto para a saúde como no processo de mumificação dos faraós, após a sua morte. Para os egípcios, a folha de oliveira era também o espelho do poder divino. Para além da sua influencia no povo egípcio, também na bíblia existem várias referências a esta árvore.
A oliveira é a árvore que nos dá as azeitonas que colocamos nas saladas, pizzas e macarronadas. As azeitonas podem ser transformadas em azeite, que é um produto que se pode conservar até 2 mil anos.
São muitos os estudos que defendem os seus benefícios. Entre eles, se destacam o aumento dos níveis energéticos do nosso organismo, o combate contra o diabetes e a síndrome de Alzheimer, a manutenção da pressão arterial e a ajuda para o bom funcionamento do sistema cardiovascular e imunológico.
O extrato da folha de oliveira, dadas as suas propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas, poderá ser utilizada para evitar e combater a meningite, as gripes, a candidíase, a encefalite, a hepatite B, o herpes, o dengue, a pneumonia, a tuberculose, a malária, a diarreia, a gonorreia e outro tipo de infeções em áreas como as vias urinárias, nos dentes, nos ouvidos, entre outras. Até mesmo no combate à AIDS, este extrato é útil.
As vantagens da folha de oliveira têm feito um furor enorme na comunidade científica mundial. A University of Michigan Health System comprovou que ela é rica em oleuropeína, uma substância que ao eliminar o açúcar do nosso sangue, ajuda a combater o diabetes. Os cientistas descobriram também que ela é rica em potássio, manganês, selênio, magnésio, fósforo, zinco e cobre. Estas substâncias pertencem ao grupo dos antioxidantes e, para além de estimularem o organismo, previnem o envelhecimento das nossas células.
A forma mais indicada de consumir a folha de oliveira é fazendo um chá. Recomendamos que beba até 4 xícaras por dia, em um período que não ultrapasse os 4 meses. Juntando o consumo desse chá a uma dieta saudável e a uma atividade física regular, você perderá até 6 quilos.
Como fazer o chá de folha de oliveira?
1. Pegue em 1 litro de água e ferva no fogão;
2. Depois de a água ferver, junte 2 colheres de sopa de folhas de oliveira;
3. Coloque uma tampa e reserve por 20 minutos;
4. Coe a água e o chá estará pronto a consumir.
Em caso de dúvida, você encontrará facilmente a folha de oliveira em grandes mercados ou em lojas especializadas em produtos naturais.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.