Tendo origem no Panamá, a graviola se espalhou pelas américas, sendo cultivada também na Amazônia, posteriormente em outras regiões do Brasil, principalmente no Nordeste. Rica em minerais essenciais como o cálcio, potássio e fósforo, ela também possui vitaminas C e do complexo B, sendo excelente para a saúde como um todo. A folha de graviola reúne todos esses benefícios. Saiba mais.
Benefícios da folha de graviola
1. Ajuda na digestão
O chá da folha de graviola auxilia na digestão de alimentos muito pesados, como depois daquela feijoada do final de semana. Ajuda também quem sofre com problemas estomacais, sendo um aliado nos processos digestórios.
Já as fibras solúveis, presentes no fruto, ajudam no equilíbrio da flora intestinal, colaborando com a eliminação os resíduos do corpo, bem como a absorver melhor os nutrientes.
2. Limpeza
Promove uma limpeza no seu organismo, eliminando toxinas que continuariam circulando no sangue. Sua ação antioxidante faz com que as células sofram menos com os radicais livres, reduzindo o envelhecimento precoce das mesmas.
3. Alivia dores
Seja para combater dores estomacais, cólicas ou dores musculares, seu chá pode ajudar. Além disso, combate a cefaleia e até enxaqueca, aliviando também dor de dente, sendo uma boa ideia nos momentos de crise.
4. Sistema cardiovascular
Além de contribuir para a redução do colesterol “ruim” – LDL, este chá ajuda a controlar a pressão sanguínea, evitando assim o agravamento de quadros e prevenindo doenças cardiovasculares.
5. Ajuda a dormir
Poderoso calmante, ele ajuda a aliviar a ansiedade, contribuindo para noites de sono com mais qualidade. É utilizada também para quadros de depressão, sendo seu uso recomendado para pessoas que estejam passando por esse processo.
Emagrece?
Por conter uma grande quantidade de nutrientes, além de fibras, o chá ajuda a saciar a fome. Ele tem propriedades calmantes, que podem ajudar a manter a vontade de beliscar fora de hora sob controle.
Além disso, é diurético, facilitando a eliminação das toxinas do corpo e o inchaço.
Como consumir
1. Chá com folhas secas
Ingredientes
Folha de graviola: 10 gramas;
Água: 1 xícara (chá);
Modo de preparo
- Coloque a água para ferver;
- Desligue e adicione as folhas de graviola;
- Deixe descansar, em panela tampada, por 15 minutos;
- Coe e beba ainda morno;
- Beba 2 xícaras ao dia
2. Chá com folhas frescas
Ingredientes
Folha de graviola: 6 unidades;
Água: 1 litro.
Modo de preparo
- Ferva a água, desligue e adicione as folhas;
- Deixe descansar tampado por 15 minutos;
- Coe e sirva.
Contraindicações e cuidados a ter
Como todo medicamento natural, ele deve ser tomado com autorização do seu médico ou nutricionista, pois cada organismo reage diferente.
De qualquer forma, algumas pessoas devem evitar o consumo desse chá:
- Gestantes;
- Lactantes;
- Pessoas com pressão baixa;
- Hipertensos que já tomam medicamentos;
- Quem tem acidez estomacal elevada e são propensas a afta.
Onde comprar
As folhas desidratadas são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e na internet, mas as folhas frescas também podem ser utilizadas. Se você não conhecer ninguém que tenha um pé de graviola, provavelmente vai encontrar em feiras livres ou centrais de abastecimento.
É fundamental que você procure orientação de um profissional antes de fazer uso de qualquer medicamento. Essas dicas não substituem a indicação médica e não devem ser utilizadas sem o consentimento do mesmo.