Às vezes as plantas simplesmente param de produzir flores — e claro que com os cravos não seria diferente. Para que eles se recuperem e voltem a florescer, existem alguns truques especiais. Veja como fazer para florescer cravos e recupere a beleza da sua planta.
Primeiro de tudo, é fundamental saber se o básico já está coberto. O cravo ama sol e só vai dar flores várias vezes se estiver exposto à luz. Pode ser em apenas uma parte do dia, desde que seja uma boa quantidade de horas. O solo também tem que ser fértil e bem drenado, para não apodrecer o caule.
Atenção também ao tipo de cravo que você plantou. Alguns são anuais, ou seja, morrem cerca de um ano depois da última floração. Já outros são perenes e vivem por muito tempo, se bem cuidados. Esses são os que você pode fazer florescer novamente. Veja como fazer isso.
Faça uma poda radical ou parada
Depois de florescer, ela precisa se recuperar e nada melhor do que uma poda radical para ajudar no processo. Para isso, escolha a altura que você quer que ela recomece a se desenvolver novamente e pode com uma tesoura específica. Ela vai colocar novos ramos e se encher de flores novamente.
Retire as flores
Isso deve ser feito enquanto ela floresce, dando espaço para novos botões e fazendo com que a florada dure muito mais. Para isso, basta retirar aquelas que já secaram ou não estão bonitas, cortando sempre na base da flor, junto ao galho.
Adube corretamente
Não é todo adubo que ajuda sua planta a dar mais flores. Você deve evitar os que são ricos em nitrogênio, pois isso reduz e muito as chances dela brotar. Opte por adubos naturais e não pelo NPK, ou escolha um com baixa incidência do elemento.
Regule a acidez da terra
Se a terra estiver muito ácida, o cravo vai ter mais dificuldade em florescer. Para resolver o problema, você pode usar casca de ovo moída ou usar um pouquinho de cal, para equilibrar p pH e deixar o local mais alcalino.
Divida o torrão
Pegue sua planta perene e retire cuidadosamente da terra, com atenção para não partir as raízes. Separe o torrão em diversas plantas menores, plantando separadamente. Assim ela vai se renovar e florescer novamente.
Incline o cravo
Pegue um dos galhos laterais e retire uma parte da primeira camada do caule. Incline cuidadosamente em direção ao solo, já cavado e — sem separar o galho da planta — enterre a parte descascada. Amarre a ponta a um suporte e espere um mês para enraizar. Daí já pode transportar a muda com segurança.
Já anotou tudo? Agora é colocar as mãos a obra e fazer seus cravos florescerem novamente.
Veja também: Flores brasileiras