Nem todas as flores florescem na primavera e no verão. Então, se você quiser ter um jardim florido o ano inteiro, confira algumas espécies de flores que surgem no outono e no inverno, pois não precisam de muita umidade, luminosidade e calor para florescerem.
Amor-perfeito
Essa linda flor de pequeno porte e bem colorida começa a florir no outono e, se estiver sendo bem cuidada, pode ainda florir até na primavera. Ela gosta de meia sombra, pegando sol nos horários mais amenos; precisa de regas frequentes, mas sem encharcar o solo; a terra de plantio deve ser rica em matéria orgânica.
Kalanchoe
Esse grupo de plantas suculentas tem espécies com e sem flores. As que produzem flores, capricham no colorido das flores, que são pequenas e em diferentes formatos. Como são suculentas, a terra não pode ser muito argilosa nem com muita matéria orgânica, e as regas não precisam ser tão frequentes. A luminosidade é de sol pleno.
Orquídea cimbídio
A orquídea dessa espécie é uma planta terrestre e que floresce no outono, inverno e na primavera. Ela prefere climas mais amenos, muita claridade com luz indireta (ou direta em locais mais frios), regas moderadas e terra que mantenha uma boa umidade.
Mirra
As flores brancas delicadas, que crescem em uma composição tipo espiga, ficam maravilhosas no jardim de inverno. Essa planta gosta de sol pleno, regas regulares e solos mais soltos, ricos em matéria orgânica.
Camélia
A beleza exuberante das camélias deixa qualquer jardim mais frondoso. Essas flores dos jardins das avós são uma boa pedida para formar arbustos grandes e floridos nos meses frios. Ela gosta sombra ou meia sombra, de regas regulares, solo levemente ácido, rico em matéria orgânica e bem drenável.
Jasmim dos poetas
Muito bonita e bem perfumada, essa é uma flor que vale a pena ter no seu jardim para deixar o inverno mais acolhedor nas cercas e pergolados no jardim. Os botões são rosa e abrem flores brancas cheias de delicadeza. Ela gosta de sol pleno, solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Cipó de São João
Pelo nome dessa planta dá pra saber em que época ela costuma florescer, e é uma lida florada com pequenas flores em formato tubular e cor alaranjado. É ideal para preencher cercados, gosta de sol pleno, solo arenoso e pobre, mas com boa drenagem. As regas podem ser esporádicas.
Veja também: Flores brasileiras