As flores brasileiras são belíssimas e certamente muitas delas você não sabia que eram nativas. Assim como várias plantas estrangeiras cultivadas no Brasil, poucas pessoas conhecem a origem. É compreensível, dada à grande variedade de plantas que existem pelo mundo, sendo que somente na Floresta Amazônica há mais de 14 mil espécies catalogadas. Mas certamente algumas delas você conhece.
Nomes de flores brasileiras
Há flores brasileiras que só florescem em árvores e há aquelas que muita gente cultiva em casa, no jardim ou em vasos. Veja algumas das mais populares e admire sua beleza.
1. Flor do pau-Brasil
O pau-Brasil era uma das espécies de planta mais abundantes no território brasileiro quando os portugueses chegaram aqui. Ganhou esse nome justamente pela grande quantidade, que era vista como representante dessa terra. Mas no idioma indígena da época, o Tupi-guarani, a planta era chamada também de arabutã, ibirapitanga, orabutã e outros nomes.
Por causa da tinta vermelha que podia produzir, além da qualidade da madeira, logo iniciou-se a extração do pau-Brasil para o exterior para as fábricas de tecidos e de móveis. Assim, cada vez mais essa planta foi se aproximando da extinção.
As flores da árvore do pau-Brasil são muito apreciadas porque florescem apenas uma vez ao ano. São de cor amarela com manchas avermelhadas. O aroma é muito delicado e a floração dura por, no máximo, 15 dias.
2. Jacarandá
A árvore do jacarandá é típica da Mata Atlântica e de outros países da América do Sul, mas atualmente é bastante popular também na Europa. Ela costuma chegar a 5 metros de altura, mas onde se desenvolve com liberdade pode alcançar 15 metros.
O jacarandá produz belas flores em cor lilás que florescem no final da primavera, anunciando a chegada do verão. Ele exala um aroma agradável, porém esse aroma só é percebido por quem está na América do Sul, na região tropical. Na Europa, as flores não exalam o mesmo aroma devido ao clima em que florescem.
3. Violeteira
A violeteira é um arbusto de nome científico Duranta erecta. Sua origem é do Brasil e de outros países da América do Sul, onde é cada vez mais cultivada como planta ornamental. Há espécies que ficam com 3 metros, enquanto outras chegam a 6 metros de altura, de acordo com o ambiente em que são plantadas.
A planta violeteira dá origem a essas populares flores em tom de roxo, mas também existem nas cores branca e azul. Elas são muito parecidas com as populares violetas, mas não são a mesma planta. As flores da violeteira se formam em cachos volumosos, florescem na primavera e no verão e produzem frutos redondos e amarelos que os pássaros adoram.
4. Caliandra
O arbusto da caliandra, que tem nome científico de Calliandra tweedii, é nativo do Brasil e chega a ter 4 metros de altura. Desse arbusto nasce a belíssima e exótica flor caliandra, com pétalas bastante incomuns, felpudas, que lembram um pompom. Por isso é uma das flores brasileiras muito utilizadas como planta ornamental.
No Cerrado, a caliandra rosa é tida como símbolo, por se reproduzir em grande proporção na região, florescendo na primavera e no verão. Há tipos que ficam em tamanho de bonsais e são muito apreciadas pelos cultivadores pela grande quantidade de flores e por sua beleza única. As flores devem ser mantidas plantadas, pois ao colhê-las morrem em poucos minutos.
Alamanda
Essa planta da categoria das trepadeiras é brasileira e muito usada em jardins, em frente a portões e muros, pois chega até 3 metros de altura em média. Com nome científico de Allamanda cathartica, suas flores podem ser amarelas ou roxas. O florescimento ocorre ao longo do ano, mas em especial da primavera até o outono.
Porém, apesar da beleza das flores e folhas, ela libera um látex tóxico, que pode causar dermatite. Sendo assim, deve ser manuseada com cuidado e não deve ser mantida por quem tem animais domésticos e crianças em casa.
Buganvília
Essa árvore, também conhecida como primavera, tem flores que mais parecem artificiais, devido ao aspecto e à textura aveludados das suas flores, que são na verdade as folhas. As verdadeiras flores são bem pequenas, de cor amarela, e ficam dentro das chamativas pétalas rosas.
Elas florescem na primavera e no verão, e quando estão na natureza são belíssimas árvores que podem alcançar 17 metros de altura, mudando as cores das flores a cada estação.
Mas há também os tipos pequenos, como bonsais, e as trepadeiras, muito utilizadas no paisagismo de casas e prédios. Seu nome, buganvília, tem origem do navegador francês Louis Antoine de Bougainville, que levou a planta para a Europa por volta de 1790.
Manacá-da-serra
A árvore manacá-da-serra, com nome científico de Tibouchina mutabilis, é outra espécie brasileira de grande porte, que atinge 12 metros de altura. Suas flores nascem brancas e com o passar do tempo vão ficando roxas. Seu florescimento é abundante, o que faz dela uma planta muito utilizada no paisagismo.
Além da árvore com médio ou grande porte, existe também uma variedade anã, o manacá-da-serra-anão, que chega a 3 metros e floresce bem rápido, porém no inverno, diferente da maioria.
Ipê
O ipê é uma das árvores com flores brasileiras mais apreciadas do país. Sua flor é considerada símbolo nacional desde 1978, pela beleza da copa florida nas cores amarela, branca, rosa, roxa e em outras tonalidades. A árvore pode atingir até 30 metros de altura, e o período de floração varia conforme a região e o tipo de ipê, indo de junho a setembro.
Seu nome popular vem do Tupi, que significa árvore cascuda, mas também é conhecido por pau d’arco, peúva ou ipeúna, conforme a região. A beleza dessa árvore é unânime, e quem deseja apreciar suas flores precisa ser rápido, pois elas duram, no máximo, 10 dias. Depois a árvore produz frutos secos.
Onze-horas
As onze-horas, de nome científico Portulaca grandiflora, são flores pequenas, da família das suculentas, que chegam a 30 centímetros de altura. São muito coloridas, para deixar qualquer jardim mais alegre. Embora sejam nativas do Brasil, da Argentina e do Uruguai, são apreciadas no mundo todo.
As flores nascem na primavera e deixam a paisagem mais bonita ao longo do verão. Elas possuem esse nome justamente porque as flores se abrem por volta das onze horas da manhã. Ao final da tarde, elas se fecham com o pôr do sol.
Flor-de-maio
A última na lista das flores brasileiras é a flor-de-maio. Com nome científico de Schlumbergera truncata, mas também conhecida por flor de seda, tem esse nome por causa do mês em que floresce, no outono. Ela é da família das suculentas e muito popular nos jardins de quem aprecia a beleza das plantas nacionais.
Elas podem ser colocadas sobre árvores ou pedras, pois crescem ao estilo de muitas orquídeas. Também podem ser facilmente cultivadas em vasos pequenos, pois chegam até 30 centímetros de altura, e suas cores variam entre rosa, branco, laranja e vermelho.