Menu

Como cultivar a flor dama-da-noite: dicas de cuidados

É à noite que essa flor desabrocha e encanta com sua beleza e seu aroma intenso.

Crédito: Freepik

Publicidade

O nome científico da flor dama-da-noite é Cestrum nocturnum, e ela é nativa das Américas do Sul, Central e do Norte. Isso significa que a planta é bem adaptada ao clima brasileiro e, por isso, pode ser considerada fácil de cultivar. Vai ficar mais fácil ainda depois que você souber dessas dicas!

Plantas exóticas e bonitas para ter em casa

Características gerais da flor dama-da-noite

A dama-da-noite é uma linda flor de cor branca que se abre à noite, o que justifica o seu nome. Ela também pode ser vista em outras cores e formatos de pétalas, mas sempre com essa característica de florescimento noturno.

Outros nomes populares pelos quais ela é conhecida são Coerana, Coirana, Flor-da-noite, Jasmim-da-noite, Jasmim-verde e Rainha-da-noite. É uma planta arbustiva e semilenhosa, com ciclo de vida perene e que vai deixar a sua casa ou jardim com um aroma inebriante.

Mas cuidado, pois o aroma dessa flor é intenso e nem todo mundo gosta ou suporta ficar perto. Então pode ser melhor mantê-la fora de casa, em ambiente aberto, até porque a flor dama-da-noite vai atrair abelhas, borboletas e beija-flores ao seu jardim.

Publicidade

Cuidado: a flor dama-da-noite é tóxica!

Antes de falar dos cuidados de cultivo, saiba que a dama-da-noite é uma planta tóxica. A ingestão de uma pequena parte, seja da flor, caule ou folha, pode resultar em sintomas de intoxicação.

Esses sintomas são vômitos, náuseas e irritação das mucosas que tiveram contato com a planta. Ao notar esses sintomas, a pessoa deve ser levada ao hospital imediatamente.

Por isso, tome muito cuidado onde vai deixar a planta, caso tenha animais de estimação e crianças curiosas.

Aproveite e veja: Flores brasileiras: nomes e fotos das mais populares

Publicidade

Luminosidade

Ao buscar o local ideal para sua planta em vaso ou para plantá-la direto no solo, escolha um espaço que pegue sol pleno ou meia-sombra. Pelo menos algumas horas de sol por dia ela gosta de tomar.

Solo para plantio

Na hora de plantar a dama-da-noite, prepare um solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. Pode comprar um substrato pronto, se não tiver no jardim. Se a terra do seu jardim for muito pesada e argilosa, misture com um pouco de areia de construção.

Regas

As regas nessa planta podem ser moderadas. Se ela estiver no vaso, precisa de mais regas, pois no jardim o solo se mantém mais úmido naturalmente. Regue quando a parte superior do solo estiver seca para evitar que o fundo do vaso fique encharcado e as raízes apodreçam.

Publicidade

A flor dama-da-noite é sensível

Por mais que o cultivo da flor dama-da-noite seja simples, é importante ter alguns cuidados porque a planta é sensível. Ela não se dá bem perto da praia por causa da salinidade e não suporta frio intenso.

Veja também: Flores fáceis de cuidar para começar um jardim em casa

Sair da versão mobile