Menu

Flor considerada extinta reaparece no RJ

Desde 1982 os pesquisadores não tinham mais visto a planta, que foi redescoberta por acaso

Crédito: Inara Carolina da Silva Batista

Publicidade

Pesquisadores do projeto “Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção” faziam uma coleta de sementes para a produção de mudas de espécies nativas do estado do Rio de Janeiro, quando por acaso catalogaram a espécie pleroma hirsutissimum no Parque Estadual de Cabo Frio.

Crédito: Inara Carolina da Silva Batista

Essa espécie era considerada em extinção há 40 anos, e acredita-se que a causa tenha sido o impacto provocado pelo turismo, ou seja, pela falta de cuidado do Homem com a Natureza. Desde 1982, ninguém mais tinha visto essa planta de flores delicadas e folhas peludinhas, endêmica das restingas de Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Crédito: Inara Carolina da Silva Batista

De acordo com Anna Carolina Lins, analista de conservação da WWF-Brasil. “A redescoberta de uma espécie tão rara foi um resultado importante e inesperado, um excelente exemplo de como os planos territoriais podem beneficiar outras espécies”.

Crédito: Inara Carolina da Silva Batista

O reaparecimento da planta é um sinal de que o ecossistema local está conseguindo se recuperar dos danos sofridos, graças ao trabalho diário dos profissionais que atuam na preservação ambiental.

Publicidade
Sair da versão mobile