A exuberante flor azaleia é uma planta de origem chinesa, e seu nome científico é Rhododendron simsii. Essa planta é bonita mesmo quando não está florida, pois seu formato e a cor escura de suas folhas embelezam sempre. Mas, quando floresce, é impossível resistir à sua beleza. Saiba mais sobre a azaleia e aprenda a cultivá-la em casa.
Época de floração da flor azaleia
Diferente da maioria das plantas, que florescem na primavera e no verão, a azaleia mostra a graça de suas flores no outono e no inverno. Então, é uma planta ideal para quem gosta de ter a casa florida o ano inteiro, quando as demais plantas estiverem com as flores secas.
Planta rústica
Ao longo dos anos, a azaleia passou por muitos cruzamentos em laboratório. Por isso, existem plantas de todos os tamanhos: desde as mini até os arbustos que podem atingir 2 metros de altura, e são mais de 10 mil espécies.
Mas, em todos os casos, essa é uma planta de característica rústica. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar em dar a ela um solo muito enriquecido, nem em ficar adubando com frequência. Outra vantagem é que ela se adapta bem aos diferentes climas de todas as regiões do Brasil.
Adubação
Embora a flor azaleia não exija uma adubação frequente, aliás, quase nunca precisa ser adubada, você pode escolher dar algum nutriente a ela de vez em quando. Então, quando for fazer isso, espere passar todo o período de floração, e que seja antes de ela começar a ter botões. Ou seja, adube na primavera e no verão. Uma opção bem equilibrada de adubo para ela é o NPK 10-10-10.
Iluminação
Justamente por ser uma planta rústica, a azaleia precisa tomar algumas horas de sol por dia. Ela é uma ótima planta para colocar nos jardins e canteiros externos, mas também pode ser cultivada em vasos ou jardineiras dentro de casa. Nesse caso, deve ficar em um lugar onde possa pegar o máximo de sol ao dia, ou pelo menos em um dos períodos.
Regas
Outra vantagem da rusticidade dessa planta é a facilidade nas regas. Se ela estiver plantada fora de casa, praticamente não vai precisar de regas. No verão pode ser uma vez por semana ou a cada 10 dias. No inverno, menos ainda.
Mas, se ela estiver dentro de casa, onde não tem contato com o seu habitat natural, as regas podem ser feitas a cada 2 ou 3 dias, sem deixar o solo encharcado. Antes de regar, coloque o dedo no solo para saber se já está seco. Se não estiver, deixe a rega para outro dia.
Regue aos poucos, até que comece a sair água pelos furinhos embaixo do pote, e nunca molhe os botões e flores, apenas o substrato (terra).
Flores de estufa
É preciso ter atenção a um detalhe. Quando você ganha a sua azaleia que foi comprada em uma floricultura, provavelmente ela foi cultivada em estufa. Por isso, é melhor mantê-la dentro de casa, com poucas horas de sol ao dia, para que ela se adapte ao ambiente natural aos poucos e continue florida até a época em que suas flores morrem naturalmente.
Limpeza
Depois de cada época de floração, que é ao final do inverno, é importante manter a sua azaleia limpa. Assim que as flores vão murchando, devem ser removidas, bem como as folhas secas. Essa limpeza ajuda a planta a se recuperar ao longo das estações seguintes e se preparar para uma nova floração.
Fazer mudas da flor azaleia
As mudas de azaleia podem ser feitas por estacas, ou seja, cortando um galho saudável, que está na ponta da planta, que não seja muito grosso nem muito fino. Faça esse corte no galho na primavera, depois que a floração dela terminou e você já limpou a planta.
Coloque o galho em um vaso com uma base drenante (argila expandida ou pedrinhas), por cima coloque uma mistura de terra vegetal rica em composto com orgânico e misturada com areia de construção, meio a meio.
Até a planta começar a pegar raiz na terra, pode levar de 60 a 90 dias. Durante esse período, mantenha-a protegida do sol direto, apenas com boa luminosidade e com as regas frequentes, sem deixar o solo encharcado.
Veja também: Kalanchoe — aprenda a cultivar essa planta colorida em casa