Atualmente quando nasce um bebê os pais adoram tirar milhares de fotos do pequeno para mostrar aos amigos, para publicar na rede e mostrar a todos como é lindo o seu filho. Mas é preciso ter extremo cuidado ao fazer isso pois o flash da câmera ou do celular pode ferir gravemente os olhos dos bebês. Veja os riscos de tirar fotos de bebês.
Bebê fica cego após foto com flash
O caso aconteceu na China. Um bebê de apenas 3 meses ficou totalmente cego do olho esquerdo e com a visão comprometida no olho direito depois que um amigo da família fotografou o pequeno com o flash ligado muito próximo aos seus olhos.
O flash danificou a mácula dos olhos da criança, que é muito sensível. Essa parte dos olhos dos bebês só fica completamente desenvolvida quando eles atingem os quatro anos de idade, e é por isso que os bebês são muito mais sensíveis à luz forte do que os adultos.
No caso do bebê chinês, o excesso de luz do flash quando ele tinha apenas 3 meses casou danos irreversíveis e ele não vai mais poder enxergar do olho esquerdo e perdeu a visão frontal do olho direito, o que não pode ser corrigido nem com cirurgia.
Os especialistas afirmam que mesmo que os bebês fechem os olhos com o susto do excesso de luz, os danos podem ser causados e permanentes, pois apenas um milisegundo de exposição à iluminação extrema causa danos às células da mácula da criança.
Portanto, fica aqui o nosso alerta: tenha todo o cuidado do mundo ao tirar fotos de bebês. Jamais use o flash e oriente que as demais pessoas façam o mesmo pois isso pode prejudicar para sempre a visão da criança. Muitas crianças já têm a visão prejudicada pelos flashs e os pais nem desconfiam que o problema pode ter sido causado por fotografias. Todo cuidado é pouco!
Fonte: http://gravidez.online/flash-faz-mal/