O Flamboyant é uma árvore nativa da Ilha de Madagascar, na África, e foi trazido ao Brasil no século 19. Essa árvore é considerada uma das mais belas do mundo por conta do visual encantador que suas flores criam sobre uma copa larga, em formato de guarda-chuva, na época entre outubro e dezembro. Se você tem um terreno bem grande para essa maravilha de planta que chega a uns 10 metros de altura, veja quais são os cuidados básicos para mantê-la ao longo dos anos.
Onde plantar?
Além de ter um terreno bem grande, com espaço longe de construções para que a árvore possa fixar suas longas e fortes raízes, também é preciso escolher um local aberto que receba sol direto, pois ela vai precisar. Não plante sua muda perto de calçadas, encanamentos ou fiações, pois ela vai crescer muito.
Clima
Embora seja uma árvore nativa da África, onde tem um clima quente, o Flamboyant também consegue suportar climas bem frios.
Tipo de solo
Essa é uma grande vantagem do Flamboyant, pois ele se adapta a diferentes tipos de solo, até com mais sal nas cidades praianas. Mas se for possível o solo deve ser bem poroso e com boa drenagem. Na hora de plantar a muda, enriqueça com adubo orgânico.
Irrigação
Durante o primeiro ano é importante ter mais cuidado com a irrigação do solo, mantendo sua umidade para que a muda se desenvolva bem. Depois, a natureza se encarrega de cuidar de tudo.
Florada
Como essa é uma árvore de grande porte, que você vai plantar para suas próximas gerações, é preciso ter paciência para vê-la crescer. A primeira florada deve surgir depois de três a quatro anos do plantio.
Crescimento rápido
Embora a primeira florada demore um pouco para aparecer, você não vai ter que esperar anos para ver a planta estar frondosa e alta. Ela cresce, em média, 1,5 metro por ano até ficar adulta. Depois de chegar à altura máxima, que é de mais ou menos 10 metros, é só apreciar sua bela árvore pelas próximas décadas, pois ela vai viver mais do que você.