Você conhece o filtro dos sonhos?! É um objeto mais do que decorativo. Para quem acredita em seu poder, quando pendurado na cabeceira da cama, ele afasta os pesadelos. E ao carregá-lo consigo como acessório ou mesmo o tendo como decoração em casa, ele flui boas energias e o equilíbrio dos sentimentos.
Além de tudo isso, o filtro dos sonhos é lindo e os modelos são os mais variados: grandes, pequenos, coloridos ou de uma só cor, com muitas ou poucas penas, além de miçangas e uma bela teia ou mandala tecida ao centro do círculo.
A origem do filtro dos sonhos
Diz-se que a origem do filtro dos sonhos é na América do Norte, criado pelo povo indígena Ojíbua, utilizando material artesanal.
Os filtros dos sonhos artesanais têm um toque ainda mais especial, remetendo ao misticismo de sua criação e à cultura hippie, onde mais tarde se popularizaram, trazendo uma atmosfera de paz e amor.
A lenda do filtro dos sonhos
Na cultura Ojíbua havia uma mulher chamada Asibikaashi, conhecida por “mulher aranha”, que zelava pelos sonhos de todos ao tecer sobre suas cabeças uma teia protetora de pesadelos.
Como funciona o filtro dos sonhos
Ao colocar o objeto pendurado na cabeceira da cama, durante o sono, ele irá filtrar, pela teia, todos os pensamentos e sentimentos ruins, e deixar fluir as boas energias através das penas para que estas entrem na mente. Ao nascer do Sol, os maus fluidos presos nas teias desaparecem na luz.
Lindo, delicado e uma proteção para quem acredita. Gostou?! Você encontra o filtro dos sonhos em feiras artesanais ou lojas de decoração.