Menu

Filhos de pais separados: como educar as crianças após o divórcio

Esse assunto exige muito cuidado e atenção para que as crianças não sejam prejudicadas.

Crédito: Freepik

Publicidade

A separação de um casal é uma situação complicada para todos os membros da família. Tanto o homem quanto a mulher sofrem com o fim do casamento, mas quem mais sente com a separação é a criança. Os filhos são sempre os mais prejudicados, por várias razões. Eles ficam divididos em seus sentimentos e em alguns casos são até mesmo obrigados a escolher um lado.

Quando o casamento chega ao fim, os pais precisam sentar para conversar sobre a educação dos filhos. Não é raro que as crianças tenham mais dificuldade em respeitar os pais após o divórcio. É uma forma de chamar a atenção e de mostrar o quanto a situação incomoda. Mas saiba que há algumas formas de contornar essa situação sem muitos atritos.

Como educar filhos de pais separados

Ainda há casos em que os pais nem mesmo chegam a se casar. Essas situações também são complicadas. O importante é que os filhos não se sintam em meio a uma guerra ou que pensem ser objeto de disputas. Diálogo, atitudes positivas e muita paciência são fundamentais nessas horas. Por isso veja algumas dicas para educar filhos quando pais são separados.

Controle as emoções

Mesmo que não haja mais a relação, o outro continua a ser o pai ou a mãe da criança. Por isso evite falar mal do ex ou da ex na frente das crianças. Os filhos precisam ter certeza de que ainda há respeito entre os pais, que pode confiar nos dois. Portanto não faça a crianças achar que tem que escolher um lado.

Publicidade

Acima de tudo, assuma os papeis de pai ou de mãe

Para a sociedade em geral, os pais serão ex companheiros, divorciados, separados. Para os filhos, serão sempre pais. Por isso, assumir os papéis é o mais importante. E isso significa educar, impor limites e ensinar as crianças a ouvirem não. É muito comum ceder a chantagens emocionais ou a birras quando os pais são separados ou estão se separando.

Estabeleça regras claras

É comum os pais facilitarem e atenderem a exigências dos filhos quando se separam. As crianças precisam entender que mesmo sem ter pai e mãe juntos como casal, eles ainda impõem regras. Nesse sentido, cabe também os pais nunca tirarem a autoridade um do outro, seja na frente dos filhos ou não.

Seja um modelo

As crianças têm nos pais seus primeiros modelos de vida. Por isso é grande a chance de eles imitarem ao longo da vida o que os pais fizerem durante seu crescimento. Por essa razão, cabe aos pais serem e agirem da forma mais exemplar possível em termos de caráter.

Publicidade

Dica: Não deixe de ser o que os filhos esperam que você seja

No fundo, os filhos não se importam se os pais ainda são um casal ou não. O que eles desejam é terem pais presentes, que os amem e lhes deem tudo que precisam. Nisso está incluso não só amor, carinho, compreensão, respeito, como também disciplina, limites e educação. Portanto, acima de tudo, seja pai ou mãe. Assuma sempre o seu papel de educador.

Leave a Reply

Sair da versão mobile