Durante 2 anos, o norte-americano Matt Shaha, de 27 anos, deixou o cabelo crescer para fazer uma peruca para sua mãe, Melanie, que perdeu seus cabelos em tratamento contra um câncer.
A ideia do jovem surgiu após sua mãe passar pela segunda remissão de um câncer no cérebro. Em entrevista ao portal Today Show, Matt disse que queria fazer sua mãe “se sentir acolhida e confortável”, já que o tratamento de radioterapia não é fácil.
A primeira vez que Melanie precisou lidar com a doença foi em 2003. Quando foi ao médico por causa de dores de cabeça fortes e frequentes, ela foi diagnosticada com um tumor cerebral benigno.
Veja também: Marido perde esposa para câncer em estágio 4, meses após o casamento
Os exames constataram uma massa de carne estranha na hipófise, uma pequena glândula localizada na base do encéfalo que produz hormônios que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo.
O tumor tinha o tamanho de uma ameixa e afetou diretamente o funcionamento da tireoide de Melanie. “Fiz uma cirurgia para remover o tumor e tive um ótimo resultado”, disse a mãe de 6 filhos ao portal Today Show.
Mas, a vida ainda tinha alguns desafios para Melanie. Em 2006, o tumor havia crescido novamente, e ela passou por mais tratamentos.
Veja também: Novo tratamento elimina totalmente o câncer de mama em estágio inicial
Pensando que agora estava livre da doença de uma vez por todas, em 2017 veio mais uma notícia devastadora: o tumor havia voltado e seria necessário fazer sessões de radioterapia.
De início, Melanie acreditou que não perderia seus cabelos. Na verdade, ela não tinha problema em estar doente, mas não queria aparentar que estava.
“Perguntei ao meu médico: ‘Vou perder meu cabelo?’ e eles disseram ‘Não’”, lembrou Melanie. “Três meses depois, meu cabelo era longo e de repente comecei a perdê-lo. Fiquei surpresa. Quando a gente perde o cabelo, a gente se destaca na multidão. Eu não me importo em estar doente, mas me importo de parecer doente”, desabafou.
Veja também: Noiva pede doações a pessoas com câncer como presente de casamento
Foi nessa época que Matt havia terminado os estudos e não precisava mais ter um estilo de vida com certas limitações, como manter o cabelo curto. Então, um dia no almoço em família, ele teve uma ideia:
“Eu disse: ‘Por que não deixar meu cabelo crescer para fazer uma peruca para você?’”, disse Matt. A princípio, Melanie não queria que o filho fizesse isso só para agradá-la, afinal, levaria tempo até o cabelo crescer.
Mas, quando ela percebeu que Matt realmente queria fazer algo para que a mãe se sentisse melhor, ela aceitou.
Veja também: Homem adota filho da ex que morreu de câncer: assista ao momento emocionante
Depois de dois anos deixando o cabelo crescer, quando estava na altura dos ombros, Matt decidiu que já estava na hora de transformar suas madeixas em uma peruca.
“Ficamos super empolgados e quando eles começaram a cortar, choramos juntos”, lembrou o filho.
Depois que o cabelo foi cortado, eles enviaram para uma empresa especializada em perucas, a Compassionate Creations, da Califórnia.
“Foi uma alegria trabalhar com a família”, disse a co-fundadora da empresa, Veronica Balch. “Quando alguém se propõe a fazer o que ele fez para ajudar um membro da família, torna o que fazemos ainda mais especial”, ressaltou.
Melanie adorou o resultado da peruca e o filho ficou muito feliz em ver o sorriso da mãe. “A cor é espetacular e nós a cortamos e estilizamos com um cabeleireiro. Matt disse que fica ótimo em mim. Com certeza me encheu de emoção”, finalizou a mãe.
Fonte: Razões Para Acreditar / Invoga
Fotos: Today Show / NewerMercedes Berg Photography