Todo mundo sabe que, no Brasil, a vida é muito mais difícil para quem é pobre e negro. Mas, isso não significa que não valha a pena continuar batalhando e acreditando nos seus sonhos. Foi assim que o jovem Daniel Araújo da Costa, de 19 anos, foi aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Um sonho realizado
Daniel é filho de uma empregada doméstica e de um pedreiro, aos quais ele é eternamente grato por permitirem que ele pudesse estudar integralmente, nada menos que 16 horas por dia, e que deram prioridade ao pagamento do seu cursinho para ele conseguir passar no vestibular.
Em entrevista para o G1, Daniel relembra sua trajetória até alcançar esta primeira fase do seu grande sonho: “meus pais pagaram um cursinho on-line no ano de 2019 e, no ano anterior, eu já tinha conseguido passar em enfermagem. Eu chegava 6 horas na faculdade e só saía umas 22 horas durante a semana. Nunca desisti do sonho em medicina, mesmo uma professora dizendo uma vez que ‘eu não tinha perfil para isso’. Meu amigo até tentou me defender, mas eu não consegui falar nada e também não ia discutir com uma professora”.
É só o começo para este jovem determinado
Daniel também contou que desde criança tinha o sonho de se tornar médico. Ele ainda não tem certeza de qual especialização vai fazer, pois há muitas possibilidades para conhecer, mas sabe que deseja se tornar um cirurgião e que, para isso, quer fazer cursos de mestrado e doutorado.
Foi por causa da insistência da namorada e da mãe que Daniel resolveu prestar o vestibular, e quase não acreditou quando viu o resultado.