De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome de Down é uma adição de apenas um cromossomo (cromossomo 21) ao código genético. Essa pequena mudança pode trazer alterações, trazendo características físicas e intelectuais próprias. Para a instituição, “as pessoas com SD, quando atendidas e estimuladas adequadamente, têm potencial para uma vida saudável e plena inclusão social”. Foi exatamente o que aconteceu com esse pai com Síndrome de Down, que completou 50 anos com uma linda homenagem da filha.
Ainda de acordo com os dados do Ministério, a taxa de nascimento de crianças com SD no Brasil é de uma a cada 600. Isso independe de etnia, gênero ou classe social. Além das limitações cognitivas, a pessoa com SD pode desenvolver “cardiopatia congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, endocrinológica, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas”.
Isso faz com que sua expectativa de vida seja menor do que de outras pessoas. Mas não foi isso o que aconteceu com essa linda família. Certamente há motivos de sobra para comemorar. Entenda o porquê.
Conheça pai e filha
Richard Castillo, morador das Filipinas, fez recentemente 50 anos e sua filha, emocionada, postou um agradecimento nas redes sociais. Ok, bastante comum de se ver, se não fosse o fato de Richard ser um pai com Síndrome de Down e resistir a muitas batalhas. Como foi dito, são muitas as limitações físicas, que inclusive levaram esse pai à sala de cirurgia. E ele venceu cada uma delas e ensinou força, determinação e um humor inabalável à sua filha, Richie Anne Castillo.
No Facebook, ela fez uma declaração emocionante, comovendo não somente a sua família, incluindo seu pai, mas também todo o mundo. Ela começa dizendo: “hoje marca um momento muito especial e muito milagroso da sua vida. Você faz 50 anos e eu sou tão abençoado que você continue a viver uma vida tão longa e bonita”.
É importante lembrar que a saúde de uma pessoa com SD nem sempre é das melhores. Claro que, para viver até os 50 anos, ele teve que passar por muitas batalhas. Richie certamente lembrou disso em seu post, aproveitando para externar seu amor pelo pai. Ela disse que “os médicos ainda estão impressionados com isso! Eu sei que você não poderá ler isso porque eu não sei se você tem o Facebook, mas eu quero que o mundo inteiro saiba como estou orgulhoso por você ser meu pai. Eu quero que o mundo inteiro saiba como você é lindo por dentro e por fora”.
Lições de vida
Richie fala também sobre sua infância e as lições que seu pai com Síndrome de Down tem ensinado ao longo dos anos. Quando criança, ela sofreu bullying, apenas porque seu pai era diferente. Ela desabafa: “quando criança eu não via você como diferente, eu te via como meu pai. Eu não entendi porque eles estavam tirando sarro de mim e me chamando de anormal”.
Já seu pai nunca se abalou e mostrou como agir, com “amor, compreensão, paciência e aceitação, como qualquer pessoa com SD deveria ter”. Para ela, Richard é a mais forte e corajosa pessoa de sua vida, afirmando: “durante quase toda a sua vida, você permitiu que os médicos inserissem agulhas em você, cirurgias aqui e ali, uma vida inteira fazendo diálise e uma longa lista de limitações. Mas você raramente se queixa”.
Resiliência e fé
Richie escreve que admira a força seu pai pois, mesmo “depois de todas aquelas cirurgias, procedimentos e noites no hospital, você conseguiu dizer “Wa ko mamadlok mamatay kay ni salig ko sa Ginoo” (não tenho medo, porque confio no Senhor). Você sempre coloca um sorriso no rosto depois de um longo dia no centro de diálise ou após um episódio de hipoglicemia”.
Ela aproveita para pedir desculpas pela ausência e por não levá-lo para comer seu prato favorito, a quantidade de vezes que deveria. Diz também que nunca tinha se manifestado publicamente, pois tinha ainda dentro dela, aquela criança intimidada, mesmo consciente do quanto ele é especial. Ela diz ser inspirada por ele: “sou inspirada em quanto você ama o Senhor e eu mesmo passei a amar o Senhor e é incrível como você é incrivelmente inteligente“.
Aceitar o diferente
Em um trecho, Richie conta como que é ser filha de um portador de SD, com seus altos e baixos. “Todo mundo adora você e você sabe disso. Você sempre pode colocar um sorriso no rosto de todos. Você incomoda muito as pessoas também, mas nós amamos você de qualquer maneira. Eu entendo que você tem bons dias e dias ruins (seus dias ruins também são nossos dias ruins haha)”.
Ela também fala dos dias em que ele não está bem, momentos quando a família tem que saber lidar com paciência e firmeza. “Você pode ser malvado às vezes e empurra todo mundo, inclusive eu. Mas isso é só você e tudo bem. Não há problema em ser diferente”.
Ela finaliza com um ar emotivo, fechando com chave de ouro: “eu poderia continuar falando sobre você, mas seria muito longo. Feliz aniversário de 50 anos, papai! Obrigado por sempre me chamar de sua primeira e única menina, porque eu sempre serei. Eu sou forte e corajosa por causa de você e eu te amo muito, pai. Eu acho que sou grande o suficiente agora para me defender dos valentões. Muito amor, sua filha”.