Menu

Ficus lyrata: como cultivar uma árvore dentro de casa

Quer ter uma planta de 3 metros no seu apartamento? Veja quais são os cuidados para mantê-la bonita e saudável

Crédito: Freepik

Publicidade

Agora que a moda de cultivar plantas em casa está em alta, não falta procura para as mais variadas espécies. Até mesmo as plantas de grande porte são desejadas para a criação das urban jungles. Uma dessas plantas é o ficus lyrata, que na natureza é uma árvore, e por isso precisa de cuidados específicos para ser cultivada em um vaso dentro de casa.

O investimento em uma ficus lyrata

Se você não conseguir uma muda dessa planta de graça, vai ter que comprar. E, para isso, terá que investir, no mínimo, uns R$ 100, podendo chegar a R$ 200. Então, antes de investir nessa planta, tenha a certeza de que possui o ambiente adequado para o cultivo dela.

Características gerais

Na natureza, essa árvore pode chegar a 15 metros de altura. Suas folhas preenchem toda a altura e largura da árvore, fazendo com que ela pareça um arbustão.

Mas, se você quiser uma planta dessas para cultivar dentro de casa, em vaso, deve escolher o cultivar de ficus bambino, que fica menorzinho, próprio para locais menos espaçosos. Mesmo assim, esse cultivar pode chegar a 3 metros de altura.

Publicidade

Sua origem é africana, na região litorânea, e por isso é uma planta que se adapta muito bem ao clima brasileiro.

Luminosidade

A ficus lyrata precisa pegar sol algumas horas do dia, pois é assim que ela está acostumada no seu habitat natural. Se for cultivá-la dentro de casa, que seja ao lado de uma janela, onde bata sol.

No entanto, atenção: quando você acaba de comprar uma planta que estava sendo cultivada em estufa durante meses ou anos, ela precisa ser rustificada, ou seja, acostumada aos poucos com o sol forte.

Regas

Também como é normal na natureza, essa planta gosta que o solo esteja sempre úmido, mas não encharcado. Então, as regas devem ocorrer quando você perceber que a terra está seca na superfície do vaso. Quando notar que está saindo um pouco de água da rega por baixo do vaso, já pode parar. Se regar demais, as raízes vão apodrecer e as folhas vão cair.

Publicidade

Adubação foliar

Como essa árvore tem folhas largas e em grande quantidade, você pode colocar o seu adubo líquido em um pulverizador e fazer a adubação nas folhas, deixando-as umedecidas, ao menos uma vez por mês.

Veja como fazer adubo orgânico

Problemas nas folhas

Se você notar que as folhas do seu ficus estão ficando fracas, amareladas ou com manchas marrons, precisa prestar atenção se essas folhas estão mais na parte de baixo ou de cima da planta.

Se as folhas danificadas estiverem mais perto da terra, é possível que seja excesso de água. Se o problema for na parte superior, provavelmente você precisa dar um pouco mais de água.

Publicidade

Outro cuidado importante é evitar ficar mudando a planta de vaso. Como ela é uma árvore, está acostumada com um local definitivo. Então, quando chegar com ela em casa, plante no quintal ou transplante para um vaso maior que vá comportar o tamanho total dela, evitando ter que transplantar de novo.

Crédito das imagens: Tua Casa

Sair da versão mobile