Menu

Ficus elastica: saiba como cultivar essa planta dentro de casa

Suas folhas grandes, lisas e largas são muito ornamentais para decorar os ambientes mais iluminados do lar

Crédito: Freepik

Publicidade

O ficus é um gênero de árvores de médio e grande porte, bem comum no urbanismo das cidades. Mas, uma árvore tão grande nem caberia em muitos terrenos. Por isso, nesse gênero existem várias plantas menores, inclusive o ficus elastica, uma planta linda, de folhas largas, bem verdinhas ou bicolores, que pode ficar até mesmo dentro do apartamento. Saiba como cultivar essa lindeza no seu lar.

Tipos de ficus elastica

A dificuldade é grande na hora de escolher qual tipo de ficus elastica levar para casa, pois tem mais de um e são todos lindos.

Ficus elastica burgundy

Crédito: Greenery Unlimited

Um deles é o “ficus elastica burgundy”, que é uma planta de folhas bem escuras na frente e avermelhadas na parte de trás.

Ficus elastica rubi

Crédito: Greenery Unlimited

Outro tipo é o “ficus elastica rubi”, que é uma planta com folhas variegatas, ou seja, com mais de uma cor. Nesse caso, é um verde-escuro mesclado com tons de rosado. Quanto mais sol ela pegar, mais rosada vai ficar.

Publicidade

Luminosidade para a ficus elastica

Seja qual for a ficus que você escolher, todas elas gostam de muita luz natural. Por isso, escolha um local da sua casa que seja muito iluminado para a planta ficar.

Substrato e adubação

Quando você compra uma planta em um local de boa procedência, não vai precisar fazer a troca do substrato. Porém, é importante adubá-la uma vez por mês, usando um adubo líquido equilibrado, como o NPK 10-10-10.

Regas

Crédito: Freepik

Diferente de muitas plantas, as ficus não gostam que o seu substrato esteja sempre úmido. Espere a terra secar para fazer as regas.

Cuidado com a toxicidade

Não só as ficus elastica, mas todas as plantas da família Moraceae, possuem um látex branco no seu interior. Esse látex é altamente tóxico, então tenha cuidado na hora de fazer podas, e mantenha a planta longe das crianças e animais domésticos.

Publicidade

Mudas

A melhor forma de produzir novas mudas dessa planta é por estacas de caule. Para isso, escolha uma planta maior e bem saudável, e corte uma parte do caule que contenha três folhas. Depois coloque esse caule em um vaso com substrato próprio para favorecer o enraizamento da planta.

Limpeza da planta

Crédito: Freepik

Como essa planta tem folhas grandes, lisas e largas, elas vão acumular mais poeira do dia a dia. Então, para mantê-la sempre bonita, você pode limpar as folhas com um pano umedecido, somente com água e bem torcido.

Queda das folhas

Não se preocupe caso a sua planta solte algumas folhas logo quando chegar na sua casa. É normal que isso aconteça durante o processo de transporte e adaptação da planta no novo ambiente.

Publicidade

Veja também: Como cultivar pedilanthus

Sair da versão mobile