Ficar sentado muito tempo
Crédito: Freepik

Ficar sentado muito tempo: efeitos no corpo e como evitá-los

O simples fato de passar muitas horas a fio sentado pode trazer grandes prejuízos a sua saúde.

Publicidade

Tudo o que se faz em excesso é ruim para o corpo. Ficar muito tempo de pé traz prejuízos para a circulação e para a coluna. O mesmo vai acontecer se ficar sentado muito tempo. Veja por que deve evitar passar horas a fio sentado, e o que fazer para prevenir os malefícios.

Por que ficar sentado muito tempo é ruim?

Trabalhar por horas sentado, praticamente na mesma posição, é a realidade de muita gente. Mas, não quer dizer que seja o ideal.

Essas longas horas sentado precisam ser alternadas com alongamentos e caminhadas pelo ambiente. Se não fizer isso o corpo começa a reclamar, aumentando o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Outro problema da falta de movimentação do corpo é o envelhecimento precoce das células. Um estudo de 2017 mostrou que mulheres que passavam 10 horas por dia ou mais sentadas apresentavam telômeros mais curtos, o que é um indicador de maior envelhecimento celular. Os telômeros são uma espécie de capa na extremidade de cada fita de DNA, que protege os cromossomos.

Publicidade

E a saúde mental também acaba sendo afetada. Mesmo estando sentado, o corpo se cansa porque está parado na mesma posição. O incômodo e as dores afetam o humor e a disposição, diretamente.

Em um estudo recente, 146 funcionários do NHS (serviço público de saúde do Reino Unido) foram divididos em dois grupos: um deles recebeu mesas com altura regulável, que permitiam trabalhar em pé durante parte do dia, enquanto o outro continuou trabalhando normalmente.

Ao longo de 12 meses, aqueles que usaram as mesas para trabalhar em pé relataram estar menos ansiosos, menos cansados ​​e mais envolvidos com o trabalho.

Descobriu-se que o simples fato de ficar em pé aumenta seus batimentos cardíacos e, se fizer isso durante um ano, irá gastar as mesmas calorias do que correr dez maratonas e terá o nível de açúcar no sangue mais baixo.

Publicidade

Veja também: Alongamentos para melhorar a postura 15 minutos por dia

Como evitar os prejuízos à saúde?

Todos esses problemas que podem acontecer com quem passa muitas horas sentado podem ter seu risco reduzido com alguns cuidados.

Esses problemas acontecem porque, enquanto o corpo está horas sentado, o metabolismo desacelera ao nível de repouso, sem estimular qualquer parte do corpo.

Publicidade

Então, o que você precisa fazer é reverter essa situação e manter o corpo em estado de alerta:

  • A cada hora de trabalho, levante-se e vá andar pelo ambiente pelo menos umas três vezes;
  • Quando tiver que atender o celular, levante-se. A tendência é que você comece a andar enquanto fala, aí já é um movimento corporal que você faz;
  • Não peça para alguém lhe alcançar alguma coisa só para não ter que levantar. Vá você mesmo e aproveite para esticar as pernas;
  • Faça todas as atividades que puderem ser feitas de pé;
  • Se possível, invista em uma mesa de trabalho com regulagem de altura para poder trabalhar algumas horas de pé e outras sentado;
  • Sua cadeira deve ter uma boa ergonomia, ajustando-se bem ao corpo para não ter dores nas costas e pernas.

Veja também:

Artigo com informações de BBC

PODE GOSTAR TAMBÉM