Quando a natureza chama, você costuma pegar sua revista ou celular, ir ao banheiro fazer suas necessidades e ficar muito tempo sentado no vaso sanitário?
E aí, você se perde nas horas lendo, jogando ou se atualizando nas redes… Diferente daquela vontade que a gente segura quando está fora de casa, esse hábito também não é legal para sua saúde. Veja por quê:
Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário faz mal?
Quando falamos que ficar muito tempo sentado no vaso sanitário faz mal para a saúde, o fato é que um estudo publicado no Journal of the American Medical Association sugeriu que uma das causas do surgimento de hemorroidas (vasos sanguíneos protuberantes em volta do ânus) é passar tempo demais sentado no vaso sanitário. Como isso acontece?
Quando você termina de fazer suas necessidades e continua sentado no vaso distraído com o celular, continua a fazer pressão no canal retal. Essa pressão incha as veias, fazendo com que fiquem inflamadas e doloridas.
Então sim, toda vez que você passa mais tempo do que o necessário sentado no vaso sanitário, mais incentiva o inchaço das veias. O ideal é ir para o banheiro sem revista nem celular. Concentre-se no que tem de fazer e quando terminar, levante-se.
Fazer isso pode causar lesão no reto
Além das hemorroidas, algo muito pior pode acontecer quando você passa muito tempo sentado no vaso. Recentemente saiu a notícia de que o reto de um homem saiu da sua bunda depois de ele estar mais de meia hora sentado no vaso jogando.
Ele foi levado às pressas para o hospital e foi descoberto que ele sofria de uma condição no intestino desde a infância, chamada prolapso retal. O prolapso retal é quando uma parte do intestino se solta e pode se projetar para fora do corpo.
No caso do homem, ele não tratou a condição ao longo da vida, até o momento em que seu reto se projetou para fora. O fato de ele passar mais tempo do que o necessário sentado no vaso contribuiu para que acontecesse o problema.
Dica: Alimentação também contribui para prevenir hemorroidas
Vale lembrar que uma alimentação rica em fibras e líquidos também é importante para prevenir as hemorroidas. Veja as dicas do que comer:
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.