Nesse momento você deve estar pensando: e existem fezes com cheiro agradável? Bem, não existem. Mas, quem já passou por algum problema de saúde que afetou o intestino, ou mesmo teve uma crise de ansiedade que incluiu uma desordem intestinal, sabe que o odor das fezes pode ficar mais forte e desagradável do que de costume. Então, é importante saber quais são os principais motivos das fezes com odor fétido, além do normal, para saber quando deve se preocupar e procurar um médico.
Por que as fezes têm cheiro ruim?
O cheiro normal e característico das fezes é ruim mesmo, e isso acontece porque as bactérias do intestino geram compostos sulfurosos depois de digerir os alimentos. Basicamente é isso que gera o odor desagradável, mas que não chega a ser insuportável como quando as fezes têm odor fétido intenso.
Causas das fezes com odor fétido intenso
Existem diferentes fatores que podem deixar as fezes com odor mais desagradável do que o normal. Algumas vezes chega a ser um odor pútrido, insuportável, mas nem sempre representa risco à saúde. Veja só:
- Alimentar-se com muita carne vermelha;
- Alimentar-se com comida cheia de condimentos;
- Consumo de alguns medicamentos;
- Crises emocionais que causam desordem intestinal (estresse, ansiedade, pânico);
- Má absorção de nutrientes causada por doença celíaca, colite, doença de Crohn, intolerância a carboidratos, alergia à lactose ou outro grupo alimentar, síndrome do intestino curto;
- Infecção intestinal por vírus, bactérias ou parasitas;
- Pancreatite crônica.
Quando se preocupar e ir ao médico?
Os motivos preocupantes para as fezes com odor fétido intenso são os que envolvem problemas de saúde.
A doença celíaca, colite, doença de Crohn, intolerância a carboidratos, alergia à lactose ou outro grupo alimentar, e a síndrome do intestino curto são problemas que levam à má absorção de nutrientes e outras consequências que prejudicam a saúde e a qualidade de vida.
A pancreatite crônica e as doenças causadas por vírus, bactérias e parasitas também exigem atenção e cuidados médicos para serem tratadas o quanto antes.
Todas essas doenças apresentam sintomas que devem ser observados para relatar ao médico. Veja quais são os mais comuns:
- Diarreia
- Dor abdominal
- Evacuações frequentes
- Fezes moles
- Flatulência
- Inchaço abdominal
- Náusea
- Vômitos
Se estiver com alguns desses sintomas, procure seu médico, seja o clínico geral ou um coloproctologista, para falar dos sintomas, fazer exames e iniciar o tratamento mais adequado.
Em alguns casos, a doença não tem cura, mas existem formas de evitar os sintomas e preservar a qualidade de vida. Em outros, como nas infecções, quanto antes tratar, mais rápido irá se livrar dos sintomas e voltar a levar uma vida normal.