Você já se perguntou se pode guardar fermento na geladeira? São tantos tipos e tantas orientações, que fica difícil saber quem está certo. Tire essa dúvida de vez nesse artigo, vendo onde guardar cada tipo. Além disso, aprenda também como testar cada um, para ver se ainda está funcionando.
Veja também: como fazer fermento caseiro
Pode guardar fermento na geladeira?
Depende do tipo, pois cada um tem sua forma de conservação e funcionamento. Via de regra, os fermentos em pó ou granulados não devem ir para a geladeira. Isso porque a diferença de temperatura pode atrapalhar o desempenho deles. Ou seja, nada de colocar o fermento para bolo na geladeira, achando que vai durar mais. Além de ele ter uma validade maior, pode não funcionar se fizer isso.
Como armazenar?
Enquanto por um lado guardar o fermento seco pode ser simples e descomplicado, por outro lado, o fresco pode dar dor de cabeça. Isso porque há chances dele estragar, como, por exemplo, quando ele fica grudento. Além disso, tem que estar na temperatura adequada, nem muito frio, nem muito quente. Então veja a forma correta de armazenar cada tipo, inclusive o fermento na geladeira:
- Biológico fresco: ele deve ser guardado na geladeira, na mesma parte que os iogurtes. Ou seja, na parte mais alta e fria. Deve evitar o congelador;
- Biológico fresco e químico: ambos os fermentos são secos e não necessitam armazenamento climatizado para conservação. Porém, você deve ter o cuidado de deixar a embalagem sempre bem vedada, seja na embalagem original ou em um pote hermético.
Como testar fermento?
Mas e como saber se ele está de fato funcionando? Bom, para evitar aquele pão massudo ou o famoso bolo solado, aprenda a testar o fermento antes de usar.
Químico
Esse é muito fácil de testar. Basta ferver meio copo de água e colocar em uma xícara. Em seguida, coloque 1 colher de sopa de fermento químico (para bolo). Misture vigorosamente, sem se queimar, e veja se ele começa a formar bolhas. Se ficar formando bolhas grandes e em boa quantidade, está bom para uso. Jogue fora o teste, pois não serve mais para colocar na sua receita, certo?
Biológico fresco
Também muito fácil de testar, o fermento biológico fresco é o mais difícil de ser preservado. Portanto, é fundamental testar sempre antes de usar. Se ele não estiver bom, o pão vai ficar massudo ou pesado. Para o teste, basta tirar uma pequena quantidade e espremer entre os dedos, esfregando. Se ele estiver esfarelando, está ótimo para consumo. Porém, se grudar no dedo ou parecer uma massinha, pode jogar fora.
Biológico seco
Apesar da sua praticidade na aplicação na receita, o teste não é assim tão fácil. Porém não é nada que vá te impedir de fazer. Para isso, misture 2 colheres de farinha de trigo, um pouco de água morna e uma colherzinha de fermento biológico seco. Misture bem e deixe descansando por 5 minutos. Se ela ficar esponjosa, está bom para consumo.