Alimentos fermentados: poderosos agentes contra o câncer

Iogurte, kefir e vegetais fermentados são essenciais para manter o organismo livre de inflamações e do câncer. Veja estas dicas.

Publicidade

Cada vez mais os avanços na medicina concluem que uma dieta rica em gorduras saudáveis e pobre em carboidratos não fibrosos é uma das grandes aliadas contra o câncer. Dentro de uma alimentação de alta qualidade, os alimentos fermentados também estão ganhando espaço.

Estudos realizados com alimentos fermentados têm mostrado eficácia da atuação de suas bactérias benéficas na contensão do câncer de cólon, mama, fígado, intestino e outros órgãos.

No caso do câncer de cólon, o alimento fermentado age quando acontece a fermentação das fibras dietéticas no intestino, formando o ácido gordo “butirato”, que induz a morte das células cancerosas do cólon.

Lactobacillus e bifidobacterium

Certamente você já ouviu falar nos “lactobacilos vivos” que são mencionados nos comerciais de iogurtes como um agente benéfico para o organismo. Eles são bactérias realmente benéficas presentes nos produtos lácteos cultivados, que em estudos já demonstraram auxiliar no melhor metabolismo de carboidratos.

Publicidade

Além disso, podem facilitar a eliminação de toxinas e prevenir a toxidade de metais pesados e de compostos causadores de câncer encontrados em determinadas carnes.

Redução de inflamações

Outro grande benefício dos alimentos fermentados é a capacidade de redução de inflamações, que quando acontecem de forma prolongada danificam células e tecidos saudáveis, enfraquecendo o sistema imunológico e abrindo mais espaço para o câncer.

Mas para evitar as inflamações no organismo, além de consumir alimentos fermentados, é necessário também manter o peso controlado, não fumar, fazer exercícios e alimentar-se com qualidade.

Dieta para prevenir inflamações e câncer

De acordo com especialistas norte-americanos, uma série de alimentos devem ser incluídos ou removidos de uma rotina alimentar para que o indivíduo esteja mais protegido contra inflamações e câncer.

Publicidade

Deve ser dada preferência para alimentos orgânicos e comer ao menos uma porção de fermentados cultivados por dia (iogurte natural, kefir, vegetais).

Deve-se também reduzir ou eliminar os alimentos processados e substituir por refeições caseiras, com alimentos naturais e o mais inteiros possível.

Os refrigerantes, energéticos e qualquer bebida açucarada devem ser evitados, incluindo os sucos de frutas. Mesmo quando eles forem naturais, deve-se preferir comer a fruta inteira para melhor absorver seus nutrientes e fibras.

Publicidade

As porções de ômega-3 e ômega-6 devem ser equilibradas, aumentando o consumo de peixes gordos, nozes e abacate, e reduzindo os óleos vegetais refinados.

Quanto às carnes, o ideal é que se reduza o consumo das vermelhas e dê preferência para as brancas, evitando as congeladas ou processadas, como bacon, peperoni, presunto e salsicha.

Quanto mais vegetais, frutas e grãos integrais, melhor, pois o organismo necessita de fibras e alimentos naturais para facilitar o seu trabalho, ao invés de dificultar com alimentos repletos de processos industrializados e produtos químicos.

Publicidade

Alimentos fermentados caseiros

Para complementar o potencial de uma dieta rica em alimentos naturais, os fermentados devem estar presentes, mas em forma natural. Os iogurtes de supermercado passam por um processo de pasteurização que reduz consideravelmente os seus benefícios para o intestino.

Além do iogurte e do kefir, é possível fazer vegetais fermentados e utilizá-los em todas as refeições. Uma economia para o bolso e muitos benefícios para a saúde. Veja no vídeo abaixo uma forma de fazer seus vegetais fermentados:

As informações deste artigos foram baseadas nos estudos do Dr. Joseph Mercola, especialista em saúde natural.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM