O feijão tropeiro tem esse nome porque, antigamente, no Período Colonial, era um prato prático e barato preparado na estrada quando os tropeiros a cavalo atravessavam cidades carregando diferentes tipos de produtos para comercializar. Lembra a origem do arroz de carreteiro que também era feito ao longo do caminho na beira das estradas, só que anos mais tarde, quando já havia carretas para o transporte das cargas. Se você gosta desses pratos rústicos, aprenda algumas versões do feijão tropeiro.
Como fazer feijão tropeiro: 5 receitas
Basicamente, o feijão tropeiro é uma feijoada com bastante farinha de mandioca, resultando em um prato bem mais consistente, tipo uma farofa incrementada e que, também, sacia por bastante tempo. Isso justifica o motivo de ser preparado para que os tropeiros aguentassem horas e horas de cavalgada. Veja variações da receita e escolha sua preferida para experimentar.
1. Receita simples
A receita simples leva uma boa quantidade de ingredientes, mas você vai ver que há outras com ainda mais. Essa é feita com feijão cozido, do tipo que preferir, também com bacon, calabresa, manteiga, alho, cebola, couve, ovos cozidos, farinha de mandioca, sal, pimenta e cheiro-verde.
2. Tropeiro completo
Para essa receita mais incrementada, como uma feijoada completa, pode utilizar feijão vermelho cozido, farinha de milho e de mandioca, linguiça comum e defumada, bacon, bife de pernil, ovos, alho, cebola roxa, couve, cebolinha, pimenta, colorau e azeite. O prato principal perfeito para ninguém sequer conseguir pensar na sobremesa.
3. Com carne seca
Além de toda a carne de porco que já vai na versão completa, é possível adicionar carne seca nessa receita. Isso deixa o prato com um sabor ainda mais rústico, já que esse tipo de carne também era usada antigamente quando precisava ser salgada para que não estragasse, já que não tinha como refrigerar.
4. Fit
Sim, tem uma versão fit desse prato que, como já deve imaginar, não leva as carnes gordurosas de porco para que tenha bem menos calorias. Também não leva a farinha de mandioca que é um carboidrato, então pode ser apreciado à vontade por quem está cuidado da alimentação. Esse prato é feito com feijão fradinho, ovo, ervas desidratadas, tomate, cebola, pimentão, cebolinha, farinha de linhaça dourada e manteiga.
5. Vegano
Também mais saudável, essa versão é para quem não come nada de origem animal. É bem saboroso porque leva uma boa variedade de temperos, como páprica defumada, louro, alho, cominho, sal, pimenta vermelha, pimenta preta, salsinha e cebolinha. Também leva farinha de mandioca, feijão, couve e nozes.
Opções de acompanhamento
Como esse prato é mais seco por causa da farinha de mandioca, é bom servir com acompanhamentos um pouco mais molhadinhos, exceto por essa primeira opção crocante que combina muito bem:
1. Torresmo
O torresmo pode ser feito em casa ou comprado pronto. Geralmente é servido como petisco ou entrada às refeições, mas nesse caso ele combina perfeitamente com o tropeiro, já que o prato leva uma variedade de carne suína.
2. Arroz branco soltinho
Pensou em feijão, pensou em arroz, automaticamente. Então sim, pode fazer um arroz branco bem soltinho para companhar esse prato. Tem que ser soltinho justamente porque o feijão fica mais seco, então o segredo é usar um pouco de azeite e não ficar mexendo o arroz enquanto ele cozinha.
3. Maionese de batatas
A tradicional maionese de domingo também combina com esse prato, embora leve batatas que são mais pesadas. Mas por causa do creme é um acompanhamento molhadinho que combina com o feijão. Prefira usar batata inglesa que é mais leve do que a batata-doce.
4. Salada de repolho com maionese
Repolho cru picadinho e bem temperado fica ótimo para servir com esse feijão. Essa receita é um pouco diferente, pois leva maionese para deixar a salada cremosa, também leva cenoura, cebola e temperos, como sal, vinagre, pimenta e caldo de limão.
Veja também: Como deixar o feijão clarinho antes de cozinhar