O feijão guandu, também chamado de feijão andu e de nome científico Cajanus cajan L., é um dos tipos de feijão produzido e muito consumido no Brasil. Esse feijão tem um grande valor nutricional e substitui outros tipos, como o popular feijão carioca, em muitas receitas.
Como ele é mais comum no Cerrado, Norte e Nordeste, custa mais barato nessas regiões e mais caro nas outras. Mas certamente vale a pena comprar um saquinho para experimentar quando tiver a oportunidade. Conheça os benefícios dessa leguminosa à saúde e veja uma receita para se inspirar.
Veja também: receitas com feijão-de-corda
Benefícios do feijão guandu
Rico em fósforo, magnésio, potássio, cálcio, proteínas, vitaminas e carboidratos complexos, ele é um ótimo aliado da saúde dentro de um estilo de vida saudável. Confira no que ele contribui aos ser consumido pela sua família.
Prevenção de anemia
Contém ácido fólico, muito importante para a prevenção da anemia e também para a formação do tubo neural dos fetos, prevenindo doenças congênitas. Em 1 xícara desse feijão há 110% das vitaminas recomendadas para consumo diário.
Controle da pressão arterial
O mineral presente nesse feijão que ajuda a controlar a pressão arterial é o potássio, pois é um vasodilatador que ajuda o sangue a circular com mais facilidade e eficiência pelo corpo. Logo, além de contribuir com uma pressão equilibrada, também ajuda a melhorar a distribuição de oxigênio e nutrientes para todos os sistemas do organismo.
Rico em proteínas
As proteínas são macronutrientes essenciais em todas as fases da vida, pois elas participam de uma série de atividades vitais. São importantes para o crescimento das crianças, para o desenvolvimento dos adultos e a manutenção do corpo dos idosos. Ao comer 1 xícara desse feijão cozido, você estará comendo 11 gramas de proteínas, o que é uma ótima quantidade para um só alimento.
Ajuda a emagrecer
Ao incluir o feijão guandu em um plano alimentar saudável, ele vai ajudar no processo de emagrecimento porque tem poucas calorias, gorduras e colesterol. Ao mesmo tempo, contém fibras, minerais e vitaminas essenciais para que o corpo funcione adequadamente e consiga eliminar excesso de gordura de forma saudável.
Efeito anti-inflamatório
Quando o corpo está recebendo uma alimentação deficiente, rica em industrializados e com pouca água, ele começa a inflamar de diferentes formas e em diferentes partes. Então, por causa dos seus compostos orgânicos com propriedade anti-inflamatória, esse feijão ajuda na recuperação de um corpo desequilibrado.
Fortalece ossos e dentes
O cálcio presente nesse feijão é um minerais mais importantes na formação de ossos e dentes, além de participar de vários outros processos no corpo. Então ele é bom tanto para as crianças em fase de crescimento, quanto para adultos e idosos que precisam prevenir a osteoporose.
Propriedades nutricionais
Em 100 gramas desse tipo de feijão você consome:
- Valor energético: 343 calorias;
- Sódio: 17 microgramas;
- Potássio: 1.392 microgramas;
- Carboidratos: 63 gramas;
- Fibras: 15 gramas;
- Proteínas: 22 gramas;
- Cálcio: 130 microgramas;
- Magnésio: 183 microgramas.
Receita de salada com feijão guandu
Para que você se inspire a experimentar esse tipo de feijão, veja como é fácil fazer uma deliciosa salada com ele para servir de acompanhamento no almoço.
Ingredientes
Feijão gandu cozido: 1 xícara (chá);
Sal marinho: a gosto;
Cebola roxa: 1 unidade em cubos;
Tomate: 2 unidades sem sementes;
Alho-poró: 1 talo picado;
Cheiro-verde: a gosto;
Azeite extravirgem: a gosto;
Vinagre de maçã: a gosto.
Modo de preparo
- Deixe o feijão de molho de um dia para o outro para facilitar o cozimento. Depois cozinhe-o na pressão com 4 xícaras de água por cerca de 20 minutos. Escorra e deixe amornar;
- Prepare os demais ingredientes, depois reúna tudo em uma tigela, tempere a gosto e sirva morno ou deixe na geladeira por mia hora antes de botar na mesa.
Além da saladinha leve, veja também como preparar uma farofa com esse feijão: