No Brasil são cultivados 14 tipos de feijão, alguns exportados e outros consumidos apenas no país, como o feijão carioca, que é o líder de produção e consumo. Mas além desse, outro que é muito apreciado é o feijão-de-corda. Talvez você o conheça por feijão fradinho, que é encontrado em duas cores, uma marrom-claro e outra bege-claro. Veja quantos pratos deliciosos pode fazer com essa leguminosa.
Como fazer feijão-de-corda: 10 receitas
O feijão-de-corda é muito versátil, pois ele rende tanto para fazer com caldo, quanto para receitas sem caldo, como acarajé, feijão tropeiro, farofa e saladas.
1. Bolinho para acarajé
Esse é o bolinho frito para servir o acarajé completo, com todos os acompanhamentos que se tem direito. A base do bolinho é o feijão-de-corda que precisa ficar algumas horas de molho antes do preparo da massa. Depois ele é misturado com cebola, alho e sal, bem simples e delicioso.
Como fazer: receita de bolinho para acarajé
2. Cozido simples
Se quiser fazer um feijão simples, com caldo, para servir com arroz e farinha no almoço, essa receita é ideal. Os temperos que leva são alho, cebola, pimentão verde, coentro, colorau e sal. Fica prático de fazer e saudável para comer, já que essa versão não tem carnes gordurosas.
Veja a receita: fazer feijão cozido
3. Farofa
Essa farofa não é acompanhamento, e sim, prato principal. Ela é bem consistente, levando os ingredientes de uma verdadeira feijoada, mas com a farofa que deixa semelhante a um feijão tropeiro. Para dar sabor, leva calabresa, paio, bacon, linguiça defumada, tomate, pimentão, cebola, alho e cheiro-verde.
Para fazer: receita de farofa
4. Feijão tropeiro
Para fazer o feijão tropeiro pode adicionar ainda mais ingredientes além dos que vão na farofa, da receita anterior. Capriche nas carnes defumadas, também pode adicionar carne seca dessalgada e desfiada, além de couve e banana frita.
Conheça: receita de feijão tropeiro
5. Salada com bacalhau
Gosta de bacalhau e quer preparar esse peixe de forma diferente? Faça uma salada para servir fria, vai ficar uma delícia. Essa receita leva o feijão fradinho cozido sem o caldo, bacalhau dessalgado e desfiado, cebola, tomate, azeite, suco de limão, salsinha, sal e pimenta.
Para fazer: receita de salada
6. Com azeite de dendê
Essa é uma receita com sabor de Bahia por causa do clássico azeite de dendê e também dos camarões, que nessa versão são moídos, então fica só aquele sabor no tempero. Os outros sabores são do coentro, alho, cebola e sal. Uma receita simples e deliciosa para servir como acompanhamento ou uma pequena porção como entrada.
Experimente: receita com azeite de dendê
7. Arrumadinho com carne moída e couve
Com ingredientes simples é possível oferecer uma apresentação diferenciada quando quiser fazer um almoço especial. Só precisa fazer os três ingredientes separados, cada um com o seu tempero, e depois juntá-los na hora da montagem. É o tipo de prato muito mais fácil do que parece, deixando seu almoço com aquele toque gourmet.
Teste: receita de arrumadinho
8. Feijão fradinho leve
Ao contrário da farofa ou do tropeiro, essa é uma receita bem leve para utilizar o feijão fradinho, como uma salada morna. Fica bem colorido, então é um prato legal para oferecer às crianças. Leva o feijão, milho de espiga, tomate, cebola, alho, salsão, queijo coalho, sal e salsinha.
Conheça: receita leve
9. Baião de dois sem carne
Assim como o acarajé, o baião de dois é uma receita bem típica do Nordeste e leva feijão-de-corda, então não poderia faltar nessa lista. É um prato aconchegante, com gostinho de comida de mãe, e vale a pena fazer para um almoço especial. Se você gosta de pratos ao estilo risoto, vai gostar dessa sugestão bem brasileira, mas adaptada para quem não come carne.
Aprenda: receita de baião de dois
10. Minestrone
Há quem diga minestrone e quem chame de minestra, mas seja qual for o nome, esse prato mistura feijão e macarrão numa espécie de sopa. Também pode levar frango, como nessa receita, além das batatas e temperinhos. Se quiser um prato reforçado e com caldo para um dia atarefado, essa é a escolha ideal.
Para cozinhar: receita de minestrone
Veja também: Como deixar o feijão clarinho antes de cozinhar