O vinagre proveniente da maçã tem diversos usos. Ele pode ser utilizado na preparação de alimentos, para dar maciez ao cabelo, para limpar a casa e até para aliviar cólicas menstruais. Quanto mais puro e orgânico, melhor. Por isso, aprenda a fazer vinagre de maçã caseiro.
Formas de fazer vinagre de maçã caseiro
Fazer vinagre de maçã pode ser um pouco trabalhoso, é verdade, mas o resultado final vale a pena. Para fazer a versão natural e tradicional, você só precisa mesmo da maçã. Confira abaixo duas jeitos de obter a substância em sua casa!
1. No liquidificador
Essa receita é a mais antiga e tradicional. Fazê-la é bastante simples e você pode usar as maçãs que quiser, verdes ou vermelhas. Contanto, é importante optar por frutas orgânicas e livres de agrotóxicos.
Ingredientes
Maçã: 1 ½ quilo.
Modo de preparo
- Lave e descasque as maçãs. Retire também as sementes e corte as frutas em tamanhos menores;
- Bata-as no liquidificador até obter uma pasta;
- Coe bem a pasta, contra uma peneira fina, para retirar o máximo de suco. Esse suco é que será usado para fazer o vinagre;
- Coloque o suco em uma garrafa de vidro esterilizada e tampe-a. O resto da polpa de maçã você pode utilizar para fazer outras receitas, como bolos e tortas;
- Deixe a garrafa em um local longe do sol, e com temperatura entre 18°C a 30°C, por seis semanas;
- Depois leve o vidro para um local que receba a luz solar e deixe lá por mais três dias. Passado esse tempo está pronto o seu vinagre. Nunca guarde-o na geladeira!
2. Com açúcar orgânico
Fazer vinagre de maçã caseiro com açúcar agiliza o processo e reduz o tempo de espera para três semanas. A fermentação acontece de um jeito diferente, confira!
Ingredientes
Maçã: 1 ½ quilo;
Açúcar orgânico: 3 colheres (sopa);
Água filtrada: 1 litro.
Modo de preparo
- Comece por preparar as maçãs, tirando as sementes, descascando-as e lavando-as;
- Pique as maçãs em cubos e coloque-os em um jarro de vidro esterilizado. Adicione a água e o açúcar e misture bem, para dissolver o açúcar. Cubra o jarro com papel-toalha e prenda com um elástico;
- Deixe a garrafa em local fresco, seco e arejado por três semanas. Não deixe que o recipiente pegue luz solar;
- Passado esse tempo você já tem a fermentação. Coe o líquido e mude-o de jarro;
- Seu vinagre já está pronto. Agora é só mantê-lo nas condições adequadas.
5 Motivos para fazer vinagre de maçã caseiro
Agora que você já sabe as receitas, é hora de saber para que elas servem e seus benefícios, que não são poucos.
1. Anticaspa
O vinagre de maçã caseiro é um excelente anticaspa natural. Isso porque ele possui um pH muito ácido, que é letal para os fungos da caspa, acostumados a viver em ambientes com pH alcalino.
A aplicação desse vinagre especificamente contra a caspa consiste no contato direto entre o produto e o couro cabeludo. Assim, mata-se esses fungos com maior eficiência.
2. Auxilia no emagrecimento
Esse tipo de vinagre ajuda no emagrecimento, porque ele inibe a ação de enzimas que digerem carboidratos. Isso faz com que ele reduza a vontade das pessoas de ingerirem alimentos com esse nutriente específico.
3. Melhora a digestão
Por ser fruto de um processo natural de fermentação, esse vinagre possui enzimas que colaboram na digestão do alimento e aceleram o esvaziamento gástrico. Além disso, ele possui nutrientes que ajudam diretamente no desempenho do fígado em relação às toxinas, o que torna a digestão mais eficiente.
4. Protege a pele
Por ser rico em antioxidantes, esse vinagre colabora bastante para a proteção das células da derme contra os radicais livres. Isso deixa a pele mais protegida e, por consequência, mais jovem.
5. Alivia picadas de mosquito
Todas as pessoas que já ficaram em um local repleto de mosquitos sabem o quanto as picadas deles incomodam. Por isso, o vinagre de maçã caseiro surge como uma excelente alternativa para esse problema, aliviando a coceira resultante da picada.
Dicas e cuidados
Você pode usar vinagre de maçã nas suas saladas e para lavar alimentos e torná-los mais próprios para o consumo. Pode ainda tomar pequenas quantidades do vinagre como remédio caseiro. Contudo convém sublinhar que fazer isso é perigoso, especialmente sem orientação médica.
O vinagre é extremamente ácido e pode causar queimaduras na boca, no esôfago e no estômago. Bebê-lo diariamente pode provocar úlceras e até contribuir para um câncer no trato digestivo. Por isso, evite tomar vinagre puro. Se precisar tomá-lo, sempre dilua em água morna.
Algumas pessoas afirmam na internet que beber vinagre em água ajuda no emagrecimento e alivia cólicas menstruais. Ele pode reduzir os sangramentos do período menstrual porque é um vasoconstritor, ou seja, ele contrai os vasos sanguíneos, diminuindo bastante o fluxo de sangue. Mas não existem estudos que comprovem tal eficácia.
Porém ele faz mal às pessoas com gastrite e problemas de acidez. Então, se você tem esse tipo de desconforto, não beba vinagre de maçã. Há outras formas mais saudáveis de perder peso.
Veja também: Vinagre de maçã orgânico contra os miomas uterinos