Quem cultiva plantas em casa, fica preocupado quando precisa se ausentar por muitos dias. Se não tem uma pessoa de confiança para vir fazer as regas no seu lugar, é preciso pensar em outra solução, pois se as plantas não receberem água, podem morrer. É para esses momentos que a rega automática existe. Veja quais são os tipos principais, dependendo do local de cultivo das suas plantas.
1. Rega automática com garrafa pet e cordão para alguns dias
Se você for ficar alguns dias fora, pode usar uma garrafa pet de dois ou três litros para regar cada planta. Para saber quanto tempo a água vai durar, é importante fazer o teste com esse sistema de irrigação, mesmo quando você estiver em casa. Veja como é que se faz esse sistema simples por gotejamento.
2. Gotejador com garrafa pet e cotonete simples
Essa ideia é semelhante à anterior, bem simples e barata, para irrigar uma planta de cada vez. Mas, alguns materiais são diferentes. Em vez do cordão que vai dentro da água, você vai usar uma haste tipo cotonete por onde vai sair a água. Veja como fazer:
3. Rega automática com galão de 20 litros e mangueira para canteiro
Esse modelo de irrigador automático é para ter um pouco mais de água disponível, seja para passar mais dias fora de casa ou para regar canteiros e plantas que necessitam de mais água. Você vai usar um galão de 20 litros de água, uma mangueira e outros materiais bem simples. Veja como fazer:
4. Sistema caseiro de rega automática para durar bastante tempo
Já se você for ficar fora de casa por semanas, e tiver plantas maiores que necessitam de mais água, precisa criar um sistema mais elaborado. Esse sistema é feito com mangueira, extensão para a energia elétrica, conexões de mangueira, bicos de torneira, fita isolante, válvula solenoide e temporizador. Parece complicado, mas você encontra tudo em lojas de materiais de construção e o passo a passo está nesse vídeo abaixo:
5. Temporizador digital com kit de irrigação
Essa é uma solução com o mesmo objetivo da dica anterior, com apenas um sistema para irrigar mais plantas e sem medo de a água acabar. Mas esse você não precisa fazer tudo em casa, pois pode comprar um sistema pronto. Só vai precisar entender como se faz a instalação e fazer uns testes antes de viajar para ter certeza que vai ser como esperado.